domingo, 14 de fevereiro de 2010

Biblioteca Infanto-juvenil II: Tamanhos.Colecções



A bibliografia, quando associada a uma genuína bibliofilia, encontra sempre novos desafios, são os desvios por "semideiros escusos", no caminhar pela direita estrada, que nos aproximam de novos achados bibliográficos.
Iniciaremos, pois, a passagem por atalhos da literatura infanto-juvenil, começando por colecções minimalistas, no caso presente, de medida 73 x 58 mm, ou seja, o tamanho aproximado de um maço de tabaco tradicional português.

Apresenta-se a Colecção Tonecas, desconhecida dos catálogos electrónicos da BNP e PORBASE consultados.

Conforme o registo reproduzido, a colecção completa teria, ao todo, 68 títulos, conservando-se com ligeiras falhas, nomeadamente a partir do nº 39, na colecção particular de APS.

A problemática da conservação deste tipo de impressos - como no passado as cartilhas, folhas volantes e quejandos - obriga-nos, portanto, a um registo para as gerações vindouras.
As imagens sugestivas dos "voluminhos" incluem, ainda, um desvio pela edição de textos da "história pátria". Ao todo representam um imaginário que se destinava a construir um universo vivencial orientado por uma dicotomia do bem e do mal.

Custavam entre "40 e 50 CTVS".

Boas leituras !

Post de HMJ

4 comentários:

  1. Destes não me lembro... Devem ser um pouco anteriores à minha meninice

    ResponderEliminar
  2. Eu lembro-me e li muitos deles, excepto dos constante na fila dedicada às «Pequenas biografias de grandes portugueses». Também pertencem à colecção Tonecas?

    ResponderEliminar
  3. É o tal "desvio" de que fala HMJ...Como estamos "fora de portas" só no fim de semana a poderei informar do nome da colecção dos "desviantes"...

    ResponderEliminar