terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Favoritos VII : S. S. van Dine




Willard Huntington Wright (1888-1939), que usou o pseudónimo literário de S. S. van Dine, era um autor norte-americano culto com largos conhecimentos de antropologia, etnografia e arte. Foi crítico literário do "Times" de Los Angeles e de outros jornais americanos. Em 1926, e depois de se ter documentado abundantemente sobre criminologia e ficção policial, durante o repouso forçado de uma doença e posterior convalescença, escreveu e publicou "O Caso Benson". Seguiu-se "A Morte da Canária", em 1927, que teve grande sucesso e que lhe permitiu a sequência: "A Série Sangrenta"(1928), "Os Crimes do Bispo"(1929), "O Crime do Escaravelho"(1930), etc.

Em todos estes romances policiais a figura preponderante é Philo Vance, detective um pouco "snob", culto, educado em Harvard e perito em várias áreas: egiptologia, cerâmica chinesa, xadrêz, arte, música - que vão sendo comentadas por entre a intriga policial dos seus romances. Pouco antes de morrer publicou "Vinte regras para escrever romances policiais" de que damos, em seguida, um pequeno apontamento seleccionado.

"1.- O leitor deve ter tantas oportunidades de resolver o mistério como o detective. Todos os indícios devem ser claramente apresentados e descritos. ................................"

"5.- O culpado deve ser descoberto por deduções lógicas - nunca por acidente, coincidência ou confissão espontânea. ............................"

"17.- A culpa do crime nunca deve cair sobre um criminoso profissional. ..........................."

A maior parte dos romances policiais de S. S. van Dine podem ser lidos na "Colecção Vampiro" cujas capas são sugestivamente ilustradas por Cândido da Costa Pinto.

9 comentários:

  1. Lembro-me muito bem destes livros, mas nunca tive grande inclinação pelos policiais. Li o Erle Stanley Gardner, a Agatha Christie, o Dashiell Hammett e pouco mais. Do que eu gostava mesmo era dos livros da colecção Argonauta, primorosamente traduzidos pelo Eurico da Fonseca. Boa lembrança!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Gosto de policiais, mas ultimamente tenho lido poucos.
    Esta colecção Vampiro era óptima. Penso que morreu. Ou continua a estrebuchar?

    ResponderEliminar
  4. Para "c.a.": se puder leia "A Morte da Canária" ou "Os Crimes do Bispo" do S.S.van Dine e, talvez,mude de ideias...,para não falar do Simenon que é um excelente Escritor.
    Para MR: A "Vampiro" mudou de formato e perdeu todo aquele encanto "retro", mas creio que ainda não acabou. Só comprei 2 desta nova série.Quanto às capas eram e são uma maravilha, só ultrapassadas pelas do Sebastião Rodrigues.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado. Estarei «de olho» nos livros do S.S. van Dine. E tem razão, o Simenon é um excelente escritor.

    ResponderEliminar
  6. Os últimos policiais que li foram do Simenon, publicados pela Asa.

    ResponderEliminar
  7. O Sebastião Rodrigues era um "capista" fantástico, da Sá da Costa e da Gulbenkian. E fez aquele papel de embrulho - giríssimo! - da Sá da Costa. Lembra-se?
    Há anos houve uma expo na Gulbenkian sobre ele.

    ResponderEliminar
  8. Sim.
    E as capas do "Almanaque"?!...
    Felizmente,comprei-os todos,na altura...

    ResponderEliminar