quinta-feira, 18 de abril de 2019

Pinacoteca Pessoal 149


Eu creio que o trabalho de ilustrador de livros terá que ser, maioritariamente, de pendor figurativo. Mais ainda se os desenhos se destinarem a um público infantil. Fatalmente, esses artistas não ocuparão uma primeira linha, na arte da Pintura e, muitas vezes, serão desvalorizados pelos estudiosos de Arte.
O conhecido e respeitado especialista de arte Kenneth Clark, por exemplo, subvalorizava a obra de gravador e ilustrador de  William Blake pelas pequenas dimensões das suas gravuras, para as obras de poesia que editou...
A menos que essa actividade de ilustração tenha sido secundária e uma pequena parte, acessória, da obra do artista - estou a lembrar-me de Botticelli e do seu trabalho para A Divina Comédia, de Dante.



O pintor e ilustrador norte-americano N. C. Wyeth (1882-1945) tinha isso em conta, quando disse: Painting and illustration cannot be mixed - one cannot merge from one into the other.
Isso, no entanto, não obstou, excepcionalmente, a que a sua obra não tenha vindo a integrar, com o tempo, alguns museus americanos e seja considerada, hoje, de grande qualidade, a par dos trabalhos do seu confrade e contemporâneo Norman Rockwell (1894-1978), que também ilustrou muitas obras literárias.


Wyeth colaborou na ilustração de mais de uma centena de livros, muitos deles sobre o Oeste americano como, por exemplo, O último dos moicanos, de James Fenimore Cooper. E eu gosto particularmente do poster Ore Wagon (1907), com um pormenor do condutor da diligência. Ou desta serena paisagem que, em 1934, N. C. Wyeth pintou sobre a zona marítima da Costa do Maine.
Ainda que conservador na execução dos seus trabalhos e pouco inovador, os seus quadros não deixam de ter um estilo e uma qualidade muito própria.

6 comentários:

  1. Gosto muito - sobretudo da primeira. E cada vez acho mais que não existem artes maiores ou menores - e o conservadorismo pode ter excelentes artistas entre as suas fileiras. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que estabelecer, realmente, um mecanismo justo na valorização dos mesteres e eu creio que Wyeth era um perfeccionista em tudo aquilo que fazia.
      Uma boa tarde.

      Eliminar
  2. As ilustrações dos livros infantis são fundamentais para atrair leitores. Muitos livros antigos têm ilustrações lindíssimas, mas há igualmente muitos livros actuais que não ficam nada atrás.

    Bom dia:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou inteiramente de acordo. No entanto, acho que as capas, actualmente, são bastante inferiores a muitas das antigas...
      Boa tarde.

      Eliminar