segunda-feira, 15 de abril de 2019

Uma questão de género?


A questão não é metafísica e nem terá grande importância, afinal.
Conheço razoavelmente a obra de Simone de Beauvoir (1908-1986), menos, a de Sartre (1905-1980). O mesmo poderei dizer das suas biografias, que se entrelaçam. É sabido que ambos tiveram uma vida amorosa e sexual diversificada, plural, livre e heterodoxa, ainda que dupla, temporariamente, mantendo no entanto constante uma ligação entre si.
A pergunta que me faço é pela diferença do que sei. Não consigo dizer sequer um nome das ligações amorosas de Sartre, embora saiba que teve várias, uma delas até proposta por Simone, numa espécie de ménage à trois. Ao contrário, se me perguntarem o nome de algum dos amantes de Simone de Beauvoir, de imediato me ocorrem logo três apelidos: Bost, Algren, Lanzman.
Pergunto-me a razão do facto e da diferença, embora me ocorram algumas hipóteses possíveis. Não muito satisfatórias, porém, do meu ponto de vista.

4 comentários:

  1. Arriscaria dizer, talvez...avaliar a concorrência! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das hipóteses plausível é a minha memória não anotar a regra (volubilidade masculina), mas registar a excepção (fidelidade feminina)..:-)

      Eliminar
  2. Não interessa a diferença de tratamento. As vidas que os dois quiseram e tiveram são o que conta,o que valeu e que vale!

    ResponderEliminar