domingo, 21 de abril de 2019

Eugeniana, mínima (4)


No último trimestre de 1977, Eugénio de Andrade (1923-2005) colaborou, com 5 poemas em prosa, no número 3-4 (duplo) da revista Raiz & Utopia. Creio que, por essa altura, já se encontrava aposentado da função pública. Mas morava ainda no pequeno apartamento, da rua Duque de Palmela, 111, 2º (Porto).
Os poemas, referidos acima, tinham os seguintes títulos, sequencialmente: As Cabras, Plaza del Viento, Enquanto Escrevia, Do Outro Lado e Ocupações do Verão


Todos estes poemas em prosa viriam a integrar o livro Memória Doutro Rio, que o Poeta publicou, mais tarde, na editora Limiar, em Abril de 1978. Quatro deles não sofreram qualquer alteração. Mas o quinto, Ocupações do Verão, teve três pequenas revisões, no texto, em relação à versão inicial que fora publicada na revista literária (que sublinhei, parcialmente, a lápis, na imagem).


A vírgula foi substituída pela copulativa e. Quanto ao desviá-las, inicial, Eugénio de Andrade trocou-o pelo verbo distraí-las, no livro; preocupações desapareceu e deu lugar a ocupações. Transformando, talvez, o concreto do verbo pelo abstracto, mais abrangente. Nos substantivos, no entanto, a mudança foi inversa, aparentemente.
Assim veio a aparecer o poema, ne varietur, na edição da sua obra completa (da altura), em 1990.

2 comentários:

  1. A obra completa de Eugénio de Andrade que refere é a que foi editada pela Imprensa Nacional em 2 Volumes?
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é, creio, de 1980. Esta, que eu refiro, é de 1990, da edição de "O Jornal", também em 2 livros.
      Um bom dia, também.

      Eliminar