domingo, 28 de abril de 2019

Ainda a propósito de corujas


Às vezes, as coisas andam no ar, como as corujas... Se, em liberdade e em toda a minha vida, apenas vi uma, de dia, branca, por alturas do Pragal, em horas mais recentes, e por estranha coincidência, passaram-me pela vista várias imagens delas e textos que falavam dessas aves nocturnas.
Frieda Hughes (1960), poeta e pintora inglesa, tem por si o facto de ser filha de Sylvia Plath e Ted Hughes, já falecidos e ambos poetas. Frieda tem uma particular estima por corujas e escreveu um curioso e interessante texto no TLS (nº 6054) sobre elas (Kitchen owls), de que vou traduzir um pequeno excerto:

As corujas também têm sido identificadas como anunciadoras de morte (na antiga Roma e no Médio Oriente), se cozinhadas, servem de mezinha curativa (Peru), como feiticeiras e mensageiras (Malawi), trazendo má sorte quando vistas à luz do dia (Escócia), como espíritos caridosos (Sibéria), e até já li que os camponeses da Transilvânia costumam, para  assustar e afastar as corujas, passearem-se completamente nus pelos campos.


6 comentários:

  1. Interessante esse texto - desconhecia estas identificações das corujas e achei graça ao costume da Transilvânia. Bom Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O artigo é muito informativo. Por exemplo, dá a conhecer que as corujas têm os olhos fixos, mas em compensação têm 14 vértebras, em vez das 7 humanas, que lhes permitem uma rotação mais ampla do olhar...
      Ratribuo, cordialmente.

      Eliminar
  2. Também achei interessante o trecho que escolheu, mas não gosto de corujas: não tem nada a ver com o descrito no texto, até porque comumente é relacionada com a Sabedoria. Mas o seu aspeto não me atrai; há gente com cara de coruja, dizemo-lo muitas vezes, e normalmente não é gente com boa cara. :)
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No poste anterior, a Columbina S. tem também cara de coruja... e tinha!
      Um Domingo soalheiro.

      Eliminar
  3. Interessante.
    Ao contrário da MR, eu acho as corujas muito bonitas (já as pessoas com essa cara, não acho o mesmo, mas enfim, cada um tem a cara que tem...). Acho as corujas e os mochos animais muito bonitos.

    Desejo-lhe um bom domingo:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho-as curiosas, pelo menos. Mas gostar muito, gosto é de canários.
      Retribuo os votos, com estima.

      Eliminar