quinta-feira, 4 de junho de 2015

Apontamento 68: Grau Zero de Democracia



A miséria mental – e passe a cacofonia – da imagem acima tem andado a perturbar o meu espírito. Se por um lado sinto uma revolta profunda perante este “grau zero da Democracia” que estes CIDADÕES nos pretendem ensinar, porque ainda se arrogam o direito de mandar ler o que, certamente, muitos antes dele já compreenderam, julgo, por outro, que qualquer escrito sobre semelhante gentinha não merece o meu esforço. Mas há dias em que a náusea intelectual é superior ao pragmatismo.

1 – Registei, com alguma divergência de leitura dos preceitos legais em vigor, que o Palácio de Belém passou a ser sede de campanha para as próximas eleições LEGISLATIVAS;

2 – Nas suas atribuições que, aliás, o PR tem usado com largueza de mão e não de espírito, uma das condecorações futuras será para um Markus Kerber, teutónico. Alguém saberá o que fez para o país ???

3 – Cabendo ao Provedor de Justiça providenciar, atender, remediar o acesso desigual dos CIDADÃOS –  e é este o plural CERTO – parece que o actual titular se enquadra nesse “grau zero”, anémico, sem actuação própria, aguardando no seu poiso, enquanto o CIDADÃO não reclamar e vir a sua pretensão recusada por uma qualquer Directora de Serviço. Que será de uma imensa minoria de CIDADÃOS, sem prática, nem acesso à Internet, impossibilitados de introduzirem “as facturinhas para descontar no IRS” ??? Quem os defende ??? A Senhora Directora de Serviços da AT, para quem o Provedor de Justiça manda reclamar pela ÓBVIA desigualdade perante a Administração Pública, tão distante dos “info-excluídos” e da realidade do país?

4 – Faltava uma benesse cratiana no seu esforço de repor o estudo da cultura clássica aos pequenos – porque de “pepino” se aprende, sem dúvida. O problema é a falta de mestres.

Dou graças à luz do dia que me desvia, entre outras, destas misérias. E a revolta intelectual levou-me a ler outras misérias, que julgava ultrapassadas, como o “Processo de Damião da Góis na Inquisição” – citado de memória para obrigar a pesquisas.

 Post de HMJ


2 comentários:

  1. Desconhecia quem é Markus Kerber, de modo que fui procurar e encontrei este título de uma notícia no jornal Negócios, que me foi esclarecedor para a atribuição de tal condecoração: «Markus Kerber, o dirigente patronal alemão que acredita que a competitividade regressou a Portugal» (24 jun. 2014).

    Este país está no grau zero, abaixo da escrita.

    ResponderEliminar