quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

3 fragmentos para um massacre


Le XXIe siècle sera religieux ou ne sera pas.

André Malraux (1901-1976).
...
Podeis dar-nos a morte,
a mais vil, isso podeis
- e é tão pouco.

Eugénio de Andrade (1923-2005).
...
Por isso, não mandes perguntar
por quem o sino dobra,
que ele, também, dobra por ti.

John Donne (1573?-1631).

5 comentários:

  1. Esse terceto de Donne foi muito bem escolhido. Há muito que penso que a Europa que conhecemos dentro de anos vai ser uma miragem...

    ResponderEliminar
  2. Temos de fazer alguma coisa, mas não é com os mesmos métodos, ou semelhantes, que vamos lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem egocentrismos e sem falsas modéstias, a Europa é ainda o continente da Razão e da solidariedade. A sua implosão terá(?) vários autores (ou bombistas-suicidas) que estão cá dentro, e não são o cidadão comum, na minha opinião.

      Eliminar
  3. Bem escolhido, sim.
    A Europa é, e espero que continue a ser, mas tem de tomar medidas. Há muitas cidades europeias que um dia destes terão mais habitantes vindos de regiões não europeias, do que europeus. É preciso que eles nasçam, cresçam e vivam dentro dos valores que fizeram da Europa o que ela é, e que percebam quanto isso é bom.
    Miss Tolstoi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      A democracia, em vários (não todos) países europeus, tem sido embrulhada em excessiva "gentileza", fáceis direitos, poucos deveres ou regras, talvez por pruridos e sentimentos de culpa (colonialismos anteriores?) - na minha opinião. Não advogo democracias musculadas, nem paternalismos caridosos, mas regras claras e firmes que têm que ser cumpridas, por todos.

      Eliminar