domingo, 10 de novembro de 2013

Refeiçoar


Dos come-em-pé, dos anos 70, e da fast-food, que nos vieram em mau costume do outro lado do Atlântico, até à frugal, mas substancial e mediterrânica, sopa da crise que, muitos, também comem de pé, vai um longo caminho anterior. Dos copos de água casamenteiros e refeições régias com pratos inúmeros e intermináveis, não falarei, mas vou falar de Ziryab (789-857), que terá nascido em Bagdad, mas morreu em Córdova, cercado de respeito e afecto.
Tinha um nome comprido, Abu al Hasan ou Ali ibn Nafi, mas era conhecido, apenas, por Ziryab, que, em árabe significa melro, devido a sua bela voz e à tez escura. Foi ele que estabeleceu, baseado em normas orientais, que uma refeição deveria ser constituída por sopa, um prato (peixe ou carne) e sobremesa. Devido a ele, também, foram sendo substituídos, no Califado de Córdova - para onde veio, do Iraque -, os pesados copos de ouro e prata, por copos de cristal.
Ziryab, além de bom cantor, era um excelente músico, tendo acrescentado uma quinta corda ao alaúde, alargando-lhe assim a sonoridade. Também formou uma escola de música, em Córdova, onde ricos e pobres podiam aprender. E era um árbitro de elegância, no vestir e no cuidar. Terá sido ele que introduziu a depilação no Ocidente.
Nos 35 anos, dado que chegou a Córdova por volta de 822, que passou na antiga Espanha, Ziryab transformou muita coisa nos hábitos europeus. Mesmo assim, hoje, é pouco conhecido.

4 comentários:

  1. Muito interessante, este post! Gosto muito de História do Quotidiano e desconhecia o que acabou de partilhar. Grata pela partilha.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  2. Foi um gosto, Sandra - como sempre.
    Boa noite, também!

    ResponderEliminar
  3. Também achei muito interessante e desconhecia este personagem. Boa 2.ª feira!

    ResponderEliminar
  4. Terá sido uma personagem histórica bem interessante.
    Boa semana, Margarida!

    ResponderEliminar