quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Pot-pourri, torres de marfim, ou a temática do dia


Às vezes, a dispersão de espírito tem a sabedoria empírica de convergir, ao começo da noite, naturalmente, para conclusões simples, talvez um pouco rudes que se aproximam do irracional aparente, mas que não deixam de ser verdade e traduzem, liminarmente, a colheita do dia. Sigamo-las:
a) O Primeiro-ministro belga, Elio di Rupo, denunciou publicamente que há emigrantes portugueses, na Bélgica, a trabalhar por 2,06 euros/hora, quase como escravos. O embaixador português, em Bruxelas, questionado, respondeu que não sabia de nada.
b) Juntando-se, fervorosamente, às salvíficas soluções do nosso PR, a ministra Cristas afirmou, há pouco tempo, que um dos nossos futuros é o Mar. O branco ministro Aguiar assinou, ontem ou hoje, a sentença de morte dos estaleiros de Viana do Castelo, entregando-os à Martifer que, depois da construção de 3 estádios portugueses para o Euro 2004 e da Torre Vasco da Gama, soma milhões de euros de prejuízos...
c) Não consegui ainda fortalecer uma opinião robusta sobre o novo Papa. Mas não tenho dúvidas em considerar o pontífice Francisco, até por ter passado incólume pelos anos de chumbo de Videla, um homem esperto. Mas também me sinto capaz de dizer que Bento XVI era um homem inteligente. O diabo não é chamado aqui, para escolher. 

6 comentários:

  1. um país com tanto Mar devia olhar menos para terra

    ResponderEliminar
  2. Não posso deixar de pensar que esta "gentalha" anda a fazer fretes e favores aos privados para, quando for escorraçada do governo, lá encontrar poiso e recompensa...

    ResponderEliminar
  3. O ministro Branco teve a latosa de dizer que era o renascer dos estaleiros. E se alguns dos trabalhadores despedidos forem contratados pela Martifer será com que ordenado? A €2,00/hora?
    Quanto à inteligência (melhor: background) dos dois Papas, não tenho dúvidas que Ratzinger 'pensa' mais profundamente, mas às vezes é preciso uma pessoa mais pragmática. A verdade é que Ratzinger, em muitas coisas, era a cabeça de João Paulo II (papa que eu não apreciei).
    Este papa Francisco ainda cá estamos para ver.

    ResponderEliminar
  4. Estes indivíduos, do bando governativo, mentem com todos os dentes e não têm vergonha nenhuma...
    Sem dúvida que o papa Francisco é um pragmático e um homem de acção, ao que parece. O que é importante e positivo.
    Eu vou acompanhando...

    ResponderEliminar
  5. Quanto ao Papa, como não sou praticante, não vou comentar. Bento XVI é um intelectual que respeito.
    Quanto ao País... é só tristeza, e a procissão (para relacionar com a anterior) ainda vai no adro. Qualquer dia o Mar, voltará a ser futuro, espero que se tenha aprendido com o passado...
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Eu também já deixei de "praticar", sou apenas um "compagnon de route", mas não deixo de ser um observador atento do que se passa por Roma...
    O resto, esta tristeza que por aqui passa, tem que levar uma volta muito grande. Mas vai ser difícil, que as pessoas andam distraídas ou excessivamente preocupadas com a sobrevivência do dia a dia.
    Votos, também, de um bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar