segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Divagações 58


Por convicção inconsciente, muitas vezes e de forma quase automática, mudo, nas fruteiras, a posição dos frutos (pêssegos, morangos, maçãs, laranjas e figos, sobretudo), na secreta esperança de que não fiquem pisados ou apodreçam mais depressa, por força do peso que suportam, sempre do mesmo lado. E volto a virá-los, se ainda lá estão, passados dois ou três dias. Crenças...
Entre os milhões de apaixonados pelo futebol, transversais no Mundo, e o concentrado amor do cientista que se dedica ao estudo do Peixe-zebra (Brachydanio rerio), mesmo depois de descodificado o seu genoma, vai a diferença de um número infinito. Creio que, de momento, há cerca de 10 pessoas a investigar o comportamento e genoma do referido e pequeno peixe. Afunilamentos...
Não me posso esquecer de um tal sr. Martins, vimaranense e dono de duas florescentes cervejarias, que, sempre que o Vitória de Guimarães perdia, em casa, se encerrava no seu quarto de janelas fechadas, após a derrota, e se enfiava na cama. E lá ficava, isolado e silencioso, até se levantar para ir trabalhar, na manhã da terça-feira seguinte. Paixões...
Este hábito era bem conhecido na cidade, mas nunca comentado - respeitavam a atitude.
Qualquer dos exemplos me parece, abstractamente, uma forma de solidão. Muito embora me venha à memória uma frase, dita em 1964, por uma francesa muito jovem, para classificar uma atitude que ela achava absurda ou estranha. "Ce n'est pas amour, c'est rage!..."

4 comentários:

  1. Gosto muito da sua escrita, e acho que vou seguir o velado conselho quanto à fruta, porque está sempre a estragar-se em minha casa. Quanto ao Sr. Martins e aos que estudam o peixe, acho que fazem eles bem. Pelo menos têm uma mania inofensiva...

    ResponderEliminar
  2. Pois muito lhe agradeço a preferência.
    Quanto à fruta, não garanto que dê resultado, mas também não se perde nada...
    E, sobre o resto, eu acho que é sempre bom, e fundamental, ter um ou mais objectivos na vida, mesmo que pareçam menores, para os outros.

    ResponderEliminar
  3. Também costumo fazer isso com a fruta, até porque só gosto de fruta madura. Não sei se dá resultado. :)
    Quanto ao adepto de futebol, acho que a frase da francesa se aplica na mouche.

    ResponderEliminar
  4. Fiquei satisfeito com a similitude frutícola das nossas tentativas conjuntas...
    É, realmente, uma frase bem oportuna para estes casos singulares.

    ResponderEliminar