quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Pinacoteca Pessoal 62 : Cézanne


Não sendo dos quadros mais conhecidos de Paul Cézanne (1839-1906), esta tela, executada por volta de 1870, pertence ao acervo do Museu de Arte de S. Paulo (Brasil). Retrata a concentração relaxada de Émile Zola (1840-1902) escutando a leitura de um manuscrito, por parte do seu secretário, Paul Alexis. E é um bom exemplo da obra de Cézanne, como ponto-charneira entre o Impressionismo e as novas correntes que vieram a florescer, com o dealbar do século XX, na Europa.

5 comentários:

  1. Uma obra bem interessante, a vários níveis.

    ResponderEliminar
  2. Não podia estar mais de acordo..:-)

    ResponderEliminar
  3. Tb acho. E não me lembro de ter visto este quadro anteriormente, ou não o associei a Zola.

    ResponderEliminar
  4. Zola que foi um dos escritores da minha adolescência e que hoje ninguém lê. faz parte dos livros que me formaram.
    Se não nos pusermos 'a pau', à velocidade a que as condições sociais estão a regredir, qualquer dia o que ali se retrata não vai ser assim tão distante às novas gerações.

    ResponderEliminar
  5. Li e conheço mal Zola: 4 ou 5 livros lidos. Mas era um nome que "circulava" muito, na minha juventude. Hoje, realmente, não ouço falar, mas na verdade o francês perdeu muito, e o lugar que tinha, como segunda língua, em Portugal.

    ResponderEliminar