terça-feira, 26 de novembro de 2013

Apontamento 31: Coincidências, obviamente ideológicas



Alguns órgãos da chamada “comunicação social” da Alemanha, inclusivamente a televisão pública, primam pelo alinhamento despudorado e pela sua sujeição aos “mercados” no momento em que resolvem transmitir o que eles julgam ser “informação” sobre Portugal. Raramente conseguem disfarçar a sua ignorância para com os países do Sul da Europa quando se pronunciam, designadamente em alturas convenientes para os “mercados”.
Com efeito, a estação pública da ARD, que emite o telejornal diário, mantém erros crassos sobre a cultura portuguesa, optando pela reincidência na ignorância mesmo após o devido reparo. A outra estação, o ZDF, num grau inferior, até se deu ao luxo de incluir Portugal, geograficamente e há uns anos a esta parte, no “Reino de Espanha”. Portanto, estamos conversados sobre os conhecimentos de Geografia, História e Cultura destes “órgãos de comunicação” de referência.
Juntamente com alguns jornais, próximos dos “Crimes” e “Correios da Manha” nacionais, resolveram pronunciar-se hoje. Notícia: a aprovação do OE para 2014 ! Obviamente, “mercado dixit”!
Infelizmente, houve coincidências, ideológicas, que nenhum destes senhores soube interpretar ou relacionar.
Publicou-se, também hoje, um relatório sobre o agravamento da pobreza na Alemanha, matéria que a Senhora Merkel costuma esconder “debaixo do tapete”, nomeadamente durante a campanha eleitoral quando falava de um “país próspero”, mas irreal. De facto, como relatam, ainda, alguns jornais com objectividade, o aumento do emprego fez e faz-se com recurso à precariedade, “empregos mini” [= minijobs] que não dão para o sustento, nem agora e muito menos no futuro.
Como se vê, a receita é desastrosa e, sobretudo, ideológica. Empobrecer a imensa maioria para aumentar os lucros de alguns. No Domingo passado, a Suíça também deu o seu sinal a favor da imensa minoria.
Não restam dúvidas de que o “mundo financeiro”, na sua ignorância da Geografia, da História e da Cultura da Europa, continua a atear uma fogueira.


Post de HMJ

3 comentários:

  1. Até estou de acordo com o Papa Francisco! É uma nova forma de tirania que nos domina!
    (ou chamemos-lhe ditadura...)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Agradeço os comentários de MR e Maria A. Já me alertaram para uma gralha: precaridade deve ler-se, obviamente, precariedade. A escrita com "raiva" deixa passar erros de "forma" e só se concentra no conteúdo. O "chefe de redacção" irá corrigir. (!)

    ResponderEliminar