domingo, 3 de novembro de 2013

Filatelia LXXVII : Bibliografia estrangeira


Não se pode dizer que a bibliografia filatélica portuguesa, especializada e essencial, seja muito ampla. Tirando os trabalhos de Cunha Lamas, Castro Brandão, Oliveira Marques, Mário O. Vieira e Vaz Pereira, pouco mais haverá de importante a consultar, sobretudo, no que aos selos clássicos portugueses diz respeito. Alguns notáveis coleccionadores lusos levaram conhecimentos e sabedoria prática para a cova. Outros, terão guardado importantes segredos para si. E não os revelam, provavelmente, para poderem, sem concorrência, enriquecer as suas colecções.
Penso que, no estrangeiro, as coisas não se passam inteiramente assim. E, sobretudo na Inglaterra, Alemanha e E. U. A., há importantes monografias filatélicas e mesmo catálogos especializados que, ainda hoje, me surpreendem pela minúcia e abordagem aprofundada de temas.
Dos livros em imagem, apenas o que é dedicado a selos raros é verdadeiramente especializado. Mas "The Postage Stamp...", da Pelican Books, escrito por L. N. e M. Williams é um trabalho amplo e notável.

Sem comentários:

Enviar um comentário