terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os Trabalhos e os Dias

Para Gaspar, Ministro das Finanças (MF)

Quando alguém não assume a sua responsabilidade, ou seja, não faz o seu trabalho, empurrando-o para outros, lembro-me sempre, e peço desculpa a Hesíodo, do título de um livro seu, em epígrafe.
Ora, embora o nosso MF tivesse andado lá fora, regressou com a velha receita de responsabilizar o cliente pela preguiça - mental ou física - do fisco, obrigando-nos a pedir factura (!) em cada acto de compra e guardá-la(s). Todas, durante o ano inteiro ?
Habituei-me, desde pequena, que as lojas passavam recibo para confirmar o pagamento, havendo, e sobretudo em compras maiores, razão para a emissão de factura, num momento anterior, para confirmar a encomenda.
Ora, sucede que nos entregaram, hoje, um recibo muito esclarecedor:

Então, a DGCI tem um programa para controlar as vendas, pelo menos de um pequeno lugar de frutas, e não consegue fazer o seu trabalho, i.e., fiscalizar a execução do seu próprio instrumento ? Por que razão ?
Afinal, Gaspar, o nosso MF, não aprendeu nada lá fora para inverter a perversão da epígrafe. Insiste na velha receita, criando uma medida ilógica para que o fisco continue a não fazer "os seus trabalhos nos dias" da semana.
Post de HMJ

Sem comentários:

Enviar um comentário