quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cegueira irracional e fanatismo humano


A fotografia, em imagem, ilustra à saciedade a patética massificação emocional e a tendência acarneirada do ser humano. Para lá da intensa repressão, da parafrenália simbólica quitche do regime e de um populismo inacreditável, a Coreia do Norte é, talvez, o país mais fechado do mundo. Além disso, a "dinastia Sung", que acaba de ascender ao "trono" em terceira geração, subverteu crapulosamente a ideologia comunista por uma versão caseira, repressiva e corrupta. O recentemente falecido Kim Jong-il era um grande importador dos melhores e mais caros vinhos franceses, enquanto cerca de 3 milhões dos seus concidadãos morriam à fome.
Só por via irracional ou por um masoquismo doentio podemos perceber e ver esta multidão acéfala e carpideira, desesperada pela morte de um tirano. Realmente, não há razão fundada para termos grandes esperanças no progresso e racionalidade do ser humano, em geral.

5 comentários:

  1. Nesta 'monarquia', sobe agora ao trono Kim Jong-un (I? III!).
    Não sabia desse gosto de Kim Jong-il por vinhos franceses.

    ResponderEliminar
  2. Se calhar estão a ver que nunca mais há-de haver uma festa como esta:

    http://9gag.com/gag/1137312?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+9gag+%289GAG+RSS%29

    É que a criatura sabia dar uma festa.

    De resto, a poesia em «a tendência acarneirada do ser-humano» é tal que quase parece virtude.
    Para estas situações e perante a visão da referida «multidão acéfala», poucas palavras que não as do mais altíssimo vernáculo me passam a barreira dos dentes (ah, juntar vernáculo e homero. Aconteceu aqui, no Arpose).

    Obrigada, Arpose, que eu nunca o teria dito melhor.

    ResponderEliminar
  3. http://gawker.com/5869210/giant-rabbits-and-double-rainbows-the-10-most-insane-delusions-of-kim-jong+il

    Neste artigo, que fala das loucuras propagandistas do regime norte-coreano, aponta-se aquela que é, para mim, a mais divertida de todas as características que pode um líder «desenvolver»:

    «State textbooks claim Jong-il does not produce urine or feces»

    Não vá alguma criança inopinada lembrar-se de perguntar se o querido líder era humano...

    ResponderEliminar
  4. O "homenzinho" também era grande apreciador de pizza e "alugou" durante umas semanas um bom cozinheiro italiano, para ensinar aos dele. Foi assim que se soube alguma coisa sobre as preferências do "grande líder", MR.

    ResponderEliminar
  5. Cara o. de e., muito obrigado pelas referências, mas não posso deixar de destacar a minha inefável preferência por essa virtualidade celestial de auto-reciclar-se das impurezas corporais. E será que ele também não suava? Fica-nos esta dúvida filosófica, para sempre...

    ResponderEliminar