domingo, 18 de dezembro de 2011

Cromos 24 : Jogadores da Bola




Maneirinha, esta colecção de jogadores de futebol, que vinham com caramelos, tinha uma impressão dos rostos dos futebolistas mais cuidada do que as congéneres. Posta a circular pela Fábrica de Confeitarias "A Francesa", sediada na Travessa de Santo António, 3 (à Lapa), em Lisboa (telefone 660482), era composta por 154 cromos de jogadores dos 14 clubes da 1ª Divisão. A colecção que eu tenho, muito incompleta, data dos anos 50 do século passado.
Os brindes, modestos como habitualmente, eram constituídos, na sua maior parte, por bolas de borracha de 3 tamanhos, emblemas dos clubes e ió-iós. O prémio supremo era uma bola de couro, igual à que se jogava nos relvados mas, para isso, era preciso entregar a colecção completa e com o "mais ruim", raríssimo, dado que só havia 1, em cada caixa. Reza a "lenda" que esse "mais ruim" estava colado ao fundo da caixa de lata dos caramelos, para que os compradores fossem comprando sempre, esperançados que lhe saísse o cromo mais difícil. E o vendedor pudesse, assim, esgotar o produto.
Esta colecção abria com os cromos do Sporting Clube de Portugal (na imagem), passando pelo Grupo Desportivo da C. U. F., Lusitano (de Évora) Ginásio Clube, Atlético, até ao Sporting Clube da Covilhã, que nessa época pertenciam todos à chamada Divisão de Honra do futebol português. 

6 comentários:

  1. No meu tempo esse cromo mais raro chamava-se "carimbado". Da coleção que eu fazia tenho a impressão que era o Fraguito, do Sporting, mas não sei se isso não passa de um mito, pois nunca me saiu...

    ResponderEliminar
  2. Realmente, o "mais ruim" tinha um carimbo no verso, porque cheguei a ter um na mão, embora tivesse sido "negociado"...
    E, na verdade, esta coleção era muito bem esgalhada e bonita.

    ResponderEliminar
  3. boas noites . é possivel ter esta caderneta digitalizada uo a equipa do benfica ? mui obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verei o que é possível fazer, no fim-de-semana, porque não tenho a caderneta por aqui. E não sei se será fácil reencontrá-la.
      Foi uma sorte e um acaso ter visto o seu pedido, porque não costumo revisitar os postes antigos...

      Eliminar