quinta-feira, 6 de março de 2014

Um cheirinho a Primavera


A Chanfana, saboreada na esplanada, estava deliciosa. E o Palmela, na sua rudeza simples, acompanhou bem. Depois, para esmoer, descemos os degraus até ao rio. Os 22º suaves de temperatura acariciavam o ar da tarde. Normais, para nós, para os estrangeiros eram uma benção. Algumas jovens abandonavam-se, sentadas, num físico nirvana e de olhos fechados, em direcção ao Sol ameno. O que prova que há místicos, para lá dos alumbramentos sul-europeus...
O meu - já conhecido - pato negro selvagem, hoje viúvo, patrulhava, solitário e rasteiro, as águas do Tejo. Até que se cansou e mergulhou deliciado nas águas, e veio à margem, parecendo acompanhar, paralelamente e à bolina, as nossas deambulações dialogantes e digestivas. Quando A. se decidia a falar do seu avô algarvio, 4 ou 5 pequenas aves, que me pareceram codornizes fizeram a sua aparição. Apontei-as ao meu Amigo, e logo apareceram mais. Fizeram um grupo de 11, no total, debicando, meticulosamente, os limos das pedras ribeirinhas. Serão andorinhas do mar?, perguntei eu. Uma velhota simpática, também as olhava, curiosa e interrogativa, mas eu não a soube esclarecer. Porque, para alfaiates, tinham o bico demasiado pequeno...
Mas aquele colarzinho negro, incompleto, à moda das rolas, mais corpulentas, e que o têm completo, era uma pista segura.
Em casa, e com ajuda dos livros, esclareci o mistério: eram perdizes do mar. Que, de Março a Setembro, frequentam as margens do Tejo. E foram as primeiras que vi, na minha vida. Devem ter vindo com a Primavera... Mas ainda faltam as andorinhas.

1 comentário: