Não será uma afirmação gratuita, eu dizer que Portugal é um dos países europeus que, proporcionalmente ao seu território, tem uma maior gama de diversidade e boa qualidade no que toca a enchidos e/ou produtos de fumeiro. Talvez a Espanha nos esteja próxima mas, mesmo assim, fica longe...
De há muito que a indústria de Panificação portuguesa tem três formas de aproveitar as sobras da sua produção: o chamado pão duro. A maior parte, é transformada em pão ralado, outra, em tostas; o restante, por vezes, é adquirido por fabricantes de alheiras, que se dedicam a comercializá-las.
A sua origem, no interior de Portugal (Trás-os-Montes, inicialmente), radica nos conversos ou cristãos-novos (ex-judeus) que queriam dar a ideia à vizinhança que comiam carne de porco. Muito embora apenas acrescentassem à massa de pão, das alheiras, carne de aves (galinha e pato) e, eventualmente, caça (coelho bravo, perdiz...). O azeite era também utilizado, bem como sal, pimenta, alho e, por vezes, colorau.
O que foi um pequeno nicho regional de produção artesanal, com o tempo, veio a transformar-se em indústria florescente, de agrado nacional e preferência. E, se algumas marcas vendem gato desenxabido por lebre, com recheio constituído quase só por pão desfeito, tempêro, alguns ossinhos e uns fiapos de carne de frango, a EuroFumeiro (passe a publicidade...), de Mirandela, distribui umas magníficas alheiras de caça, bem fornidas de coelho, porco, pato, galinha e, talvez, perdiz. Com grelos, batata frita e um ovo estrelado, são uma reconfortante refeição.
Para comer à transmontana, deve acompanhar de grelos (espigos), batata cozida e regar com a gordura que saiu da confeção da alheira, frita ou assada. Eu, por mim, prefiro esta última modalidade: coloco-as no forno, sem qualquer gordura. Ficam tostadinhas e menos gordurosas.
ResponderEliminarClaro que quando as como em restaurantes tb as como com batatas fritas e ovo estrelado.
Grato pela recomendação clássica, e achegas.
EliminarNo entanto e, quanto à batata, eu sou um heterodoxo impenitente: prefiro as fritas..:-)
Bom dia!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarNormalmente faço com batatas a murro porque sou uma grande apreciadora delas, mas não é o que compete. :)
ResponderEliminarCom batatas a murro já me parece uma opção interessante..:-) Mas nunca acompanhei assim.
ResponderEliminarGosto muito de alheiras (e também de farinheiras). Tenho de experimentar essa marca que refere.
ResponderEliminarDas farinheiras, se forem boas, não as dispenso no Cozido à Portuguesa, e também casam bem como recheio de galinholas, ou até mesmo de um franguinho tenro, de campo...
EliminarAi, senhores! Eu gosto tanto de alheiras e farinheiras...
ResponderEliminarNão sabia... E não foi minha intenção fazer-lhe crescer água na boca..:-)
Eliminar