terça-feira, 25 de março de 2014

Produtos nacionais 15


Não será uma afirmação gratuita, eu dizer que Portugal é um dos países europeus que, proporcionalmente ao seu território, tem uma maior gama de diversidade e boa qualidade no que toca a enchidos e/ou produtos de fumeiro. Talvez a Espanha nos esteja próxima mas, mesmo assim, fica longe...
De há muito que a indústria de Panificação portuguesa tem três formas de aproveitar as sobras da sua produção: o chamado pão duro. A maior parte, é transformada em pão ralado, outra, em tostas; o restante, por vezes, é adquirido por fabricantes de alheiras, que se dedicam a comercializá-las.
A sua origem, no interior de Portugal (Trás-os-Montes, inicialmente), radica nos conversos ou cristãos-novos (ex-judeus) que queriam dar a ideia à vizinhança que comiam carne de porco. Muito embora apenas acrescentassem à massa de pão, das alheiras, carne de aves (galinha e pato) e, eventualmente, caça (coelho bravo, perdiz...). O azeite era também utilizado, bem como sal, pimenta, alho e, por vezes, colorau.
O que foi um pequeno nicho regional de produção artesanal, com o tempo, veio a transformar-se em indústria florescente, de agrado nacional e preferência. E, se algumas marcas vendem gato desenxabido por lebre, com recheio constituído quase só por pão desfeito, tempêro, alguns ossinhos e uns fiapos de carne de frango, a EuroFumeiro (passe a publicidade...), de Mirandela, distribui umas magníficas alheiras de caça, bem fornidas de coelho, porco, pato, galinha e, talvez, perdiz. Com grelos, batata frita e um ovo estrelado, são uma reconfortante refeição.

9 comentários:

  1. Para comer à transmontana, deve acompanhar de grelos (espigos), batata cozida e regar com a gordura que saiu da confeção da alheira, frita ou assada. Eu, por mim, prefiro esta última modalidade: coloco-as no forno, sem qualquer gordura. Ficam tostadinhas e menos gordurosas.
    Claro que quando as como em restaurantes tb as como com batatas fritas e ovo estrelado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pela recomendação clássica, e achegas.
      No entanto e, quanto à batata, eu sou um heterodoxo impenitente: prefiro as fritas..:-)
      Bom dia!

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Normalmente faço com batatas a murro porque sou uma grande apreciadora delas, mas não é o que compete. :)

    ResponderEliminar
  4. Com batatas a murro já me parece uma opção interessante..:-) Mas nunca acompanhei assim.

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de alheiras (e também de farinheiras). Tenho de experimentar essa marca que refere.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Das farinheiras, se forem boas, não as dispenso no Cozido à Portuguesa, e também casam bem como recheio de galinholas, ou até mesmo de um franguinho tenro, de campo...

      Eliminar
  6. Ai, senhores! Eu gosto tanto de alheiras e farinheiras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia... E não foi minha intenção fazer-lhe crescer água na boca..:-)

      Eliminar