quinta-feira, 6 de março de 2014

Fisionomias e feitios


Andam-nos a prometer bom tempo e Primavera, mas eles nunca mais aparecem... Daí este ar melancólico, que vemos nas pessoas, pelas ruas de Lisboa. No entanto, os turistas já andam de calções, sorridentes, de mangas arregaçadas, só porque não há chuva, aproveitando a menor réstia de Sol.
Já aqui falei (Imagens de Alegria, 28/11/2010) da circunspecta iconografia religiosa portuguesa, a propósito da Virgem Maria que, por exemplo, em imagens de Coblença e da Catalunha, apresenta, pelo contrário, um ar feliz e sorridente.
O mesmo se passa com o Menino Jesus. Até mesmo o celebrado Menino Jesus da Cartolinha (Miranda do Douro) apresenta um semblante neutro, como se temesse sorrir, embora o seu ar não seja carrancudo.
Compare-se, no entanto, a neutralidade fisionómica lusitana, com a sorridente alegria deste Menino Jesus de Rostock ( de cerca de 1500), que se guarda no convento de Santa Cruz, da cidade alemã, para perceber a diferença de atitude.

4 comentários:

  1. Tenho dois Menino Jesus da Cartolinha, em barro, no meu frigorífico. De vez em quando lá lhes vai a cabeça.

    ResponderEliminar
  2. E eles não têm frio?!
    Cá fora, se calhar, estariam mais protegidos de serem guilhotinados...
    Um bom dia de Sol!

    ResponderEliminar
  3. "No entanto, os turistas já andam de calções, sorridentes, de mangas arregaçadas, só porque não há chuva, aproveitando a menor réstia de Sol." :-)) Agora, até parecia que estava a descrever os holandeses, quando a temperatura sobe. Até eu já estou de manga curta. :-))
    Por cá, a atitude também é mais positiva. Basta uma ligeira melhoria nos indicadores, que é logo salientada e vista como sinal de dias melhores. :-)

    ResponderEliminar
  4. A relatividade é terrível, Sandra. E não tenho dúvidas que este Inverno de 2013/14 foi tão rigoroso como os piores da minha infância minhota...
    Mas, hoje, esteve um rico dia de Primavera!

    ResponderEliminar