domingo, 2 de março de 2014

Da leitura dos jornais, 3 reflexões breves e ligeiras


1
Para manter o equilíbrio e alguma sanidade mental é, por vezes, necessário encarar o ruído à volta como uma espécie de ficção. Mas também devemos evitar gastar o tempo, obsessiva e excessivamente, a nomear (atacando de forma platónica e sem consequências práticas), publicitariamente (a mainstream de emails e blogues é um bom [mau] exemplo desta inutilidade), quem nos (des)governa. Ou vamos para a guerra ou, então, não vale a pena ensaiarmos manobras ingénuas e pueris.
2
A chamada guerra fria seria, sem dúvida, uma paz podre mas, pelo menos, sabíamos quem apascentava quem. E o poder bicéfalo (USA/URSS), dominado naturalmente por conservadores, sabia conter, nos limites da objectividade pragmática, as veleidades aguerridas e os recalcitrantes com excessivo sangue na guelra. Os apetites sobre a Ucrânia, da UE (federação desencontrada que nem sequer tem um exército capaz e conjunto), revelam este desnorte sobre um barril de pólvora.
3
Fixo o meu olhar sobre esta imagem nova-rica, bela e estética, da nouvelle cuisine, que vem no suplemento do jornal, e fico encantado: que bonito! Mas, logo de imediato, concluo objectivamente que, se fosse este o meu almoço de domingo, a meio da tarde, estaria cheio de fraqueza... (Que bruto!)

4 comentários:

  1. Ponto 2. Isto está perigoso. Esta mania que todos os países têm de estar na Europa, países que nada têm a ver com os princípios que levaram à criação da CEE. Que raio de democracia é que há nesses países, dominados por antigos KGB e por máfias, tb criadas por antigos KGB?
    Já cá temos a Hungria, que como temos vindo a ver, é um belo exemplo de democracia. :(

    Ponto 3. Tb não me governava com esta perninha e chamucinha (?). Faz ali falta um acompanhamento.

    Bom almoço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não consigo entender esta incoerência de forças europeias. De centrífugas (Escócia, Catalunha...) a centríptas (Turquia, Ucrânia...). E a UE lá vai ajudando (?) ao "todos ao monte e fé em Deus"...

      Felizmente, e quanto ao ponto 3, vamos ter "vieille cuisine": uma pescadinha no forno, com bons acompanhamentos...

      Uma boa tarde!

      Eliminar
  2. Pois o meu jantar foi uma perna de frango, igual à da foto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gabo a beleza da sua refeição, mas não a sorte...
      Felizmente, haverá tempos de compensação.

      Eliminar