quarta-feira, 23 de junho de 2010

À mesa


Julio Camba (1882-1962), nascido em Pontevedra, foi um conhecido jornalista, escritor e humorista espanhol. Ligado, na juventade, aos meios anarquistas, veio mais tarde a adoptar posições conservadoras. Era também um amante de boa comida e desde 1949, até à morte, residiu no Hotel Palace, em Madrid - um pouco como a nossa Beatriz Costa fez, no Tivoli. Da sua bibliografia consta o volume "La Casa de Lúculo o el Arte de Comer" (1929) onde aborda, com boa disposição e humor, temas gastronómicos muito diversos que vão desde a cozinha norte-americana aos vinhos franceses, da melhor forma de fritar linguados aos bons modos de comer à mesa, ou as regras do comer e dietas. Deste último capítulo se transcrevem alguns conselhos:

"Deve ter-se sempre um regime alimentar, uma dieta contra a obesidade, contra a arteriosclerose ou contra qualquer outra coisa, para quando nos derem alguma má comida, nos possamos escusar com o nosso regime. É a melhor política."
"Em contrapartida, quando nos oferecerem um comer excelente, o melhor é mandar a dieta dar uma volta. O supremo de qualquer regime é mesmo o prazer de o não cumprir."
"Se não soubermos descascar a fruta de modo elegante, podemos desculpar-nos com a teoria das vitaminas e comê-la com a pele."

2 comentários: