sexta-feira, 11 de junho de 2010

Curiosidades 7 : sobre Alenquer




É um livro (3 tomos) bem interessante, este de Vilhena Barbosa, intitulado "As Cidades e Villas da Monarchia Portugueza que teem Brasão d'Armas". Foi publicado, em Lisboa, no ano de 1860, pela Typographia do Panorama e é raro encontrá-lo na íntegra, porque, ao longo do tempo, lhes vão retirando as gravuras dos brasões e os tomos ficam, assim, incompletos. Felizmente os meus exemplares estão completos. Ora, ao folhear o primeiro volume, descobri que o seu anterior proprietário tinha recortado, de um jornal, uma pequena nota informativa que pôs junto da página do brasão de Alenquer, porque a Alenquer se referia. E, aqui, dou notícia e imagem, para que conste.

5 comentários:

  1. Adoro as invenções populares criadas para justificar os nomes das terras. Algumas passaram para os brasões. É o caso de Alenquer. Um cão preso numa árvore. Julgo que sabem a história... mas aqui fica.
    Reza a História que um dia... vindo D. Afonso Henriques em conquista de Santarém, ou de Lisboa, viu, durante a caminhada, uma vila muito bonita que se espraiava pela encosta de um monte.
    Hesitou se deveria ou não conquistá-la, pedindo conselho aos seus guerreiros. Mas antes que alguém respondesse um cão deixou o grupo, marchando em direcção à Vila. D. Afonso Henriques interpretou isso como um sinal e disse: Vamos conquistá-la... o Alão quer!

    nota: Alão (termo medieval para cão).

    Qualquer conto a de Cascais e a da Lourinhã.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, JAD, pelo enriquecimento que deu ao poste, com a história.
    E bom regresso à Pátria!

    ResponderEliminar
  3. O Jad está a meter o Rossio na Rua da Betesga (o que quer dizer: livros numa mala) e agradece os seus votos.
    Até Lisboa!

    ResponderEliminar
  4. O encanto dos livros antigos, em «segunda mão»: descobrir pequenos factos sobre o anterior proprietário. Algumas dedicatórias, então, deixam perceber verdadeiras histórias...

    ResponderEliminar
  5. Mas também já me aconteceu, c. a.,comprar livros com desvanecidas e longas dedicatórias a alguém, e ainda terem as folhas por abrir...

    ResponderEliminar