terça-feira, 29 de junho de 2010

Leituras Antigas VI : Colecção Argonauta


Leitor assíduo da Colecção policial Vampiro, da Livros do Brasil, deixei-me um dia tentar, em meados dos anos 50, pela irmã gémea Colecção Argonauta. Ainda comprei os três primeiros volumes - de que reproduzo os nº1 e 2 -, que custavam Esc.12$50, mas cedo me apercebi de que não era o meu género, e por aí me fiquei. Bastante mais tarde, anos 80, reincidi com um título de outra editora (Caminho) que fora um "best-seller": "A nebulosa da Andrómeda" de Iván Efrémov. Mas também não consegui ler o livro até ao fim. Foi o adeus à ficção científica. No entanto, há que dizer que as traduções da Colecção Argonauta eram bem feitas (Eurico da Fonseca, Fernanda de Castro, Mário Henrique Leiria...), e as capas sugestivas eram, inicialmente, de Cândido da Costa Pinto.

10 comentários:

  1. Conheço muito bem esta colecção, mas nunca tinha visto o vol. 1 e 2. Penso que devem ser muito raros.

    Gosto muito de ficção científica, mas tive a sorte de ter um entendido que me guiou a leitura. Nesta colecção, sob a designação «ficção científica» há géneros muito variados, desde «sword and sorcery» e policiais no espaço ( com histórias mais «light»), passando pelas utopias (tipo «1984» de Orwell), até à ficção «verdadeiramente» científica e visionária dos livros de Robert A. Heinlein, Isaac Asimov ou de Philip K. Dick.

    De todos os livros que li ( e foram muitos) há dois, em particular, que me ficaram na memória: «Os Despojados» (2 volumes) de Ursula K. Le Guin e «O Planeta dos Deuses» de Isaac Asimov. Deixo-lhe os links:

    http://www.wook.pt/ficha/os-despojados-i/a/id/64002

    http://lisboa.coisas.com/para_venda/livros_e_revistas/o-planeta-dos-deuses-isacc-asimov-col-argonauta-n-277/541052/

    ResponderEliminar
  2. Já vi que é um especialista, c.a., e eu, um ignorante. Agradeço as dicas. Muito embora pense que já não me consigo converter...
    Entretanto, irei postar "Atlantis" do Donovan, por associação e sequência mais natural.

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está uma área onde nunca consegui entrar. As minhas leituras ficaram pelo Fahrenheit 451 (de que gostei bastante) e pouco mais.
    Vampiros, sim!

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Bom dia
      Apanhei, por acaso esta página. Muitos livros de fição cientifica não são mais que policiais, apenas mudando o ambiente ou as regras sociais habituais.
      Estou agora a reatar a coleção Argonauta iniciada em criança, mas que me faltam muitos nrs., onde se inclui o nr 1. Por acaso, mas só por acaso, não está interessado em desfazer-se do seu exemplar?

      Eliminar
    2. Embora não seja fã da temática da ficção científica, por questão afectiva e saudosista, não quero alienar este nº 1. Até tenho pena de ter perdido o nº 3, que também comprei, na altura, e me desapareceu da biblioteca...

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Compreendo perfeitamente, nem teria dinheiro que pagasse essas razões. De qualquer modo, obrigado pela resposta.
      Como curiosidade, sendo coleccionador da Vampiro, continua a ter três exemplares da Argonauta. O nr 200 da colecção Vampiro traz "agarrado" um livro da Argonauta, por sinal um dos meus preferidos a "Estação de Trânsito".

      Eliminar
    5. Também tenho esse nº 200, que foi um bónus interessante da Livros do Brasil.
      Boa tarde!

      Eliminar