quarta-feira, 9 de junho de 2010

Bibliofilia 18 : O Non Plus Ultra do Lunário...




O livro em apreço, "O Non Plus Ultra do Lunario, e Pronostico Perpetuo..." de Jeronymo Cortez, não sendo muito raro, também não é frequente aparecer à venda. Impresso em Lisboa, na "Officina de Domingos Gonsalves", em 1757, é uma espécie de sofisticado antepassado de "O Borda de Água" e d'"O Seringador", com conselhos sobre agricultura, astrologia, medicina empírica e natural, e história. Foi traduzido para português por António da Silva de Brito.
O meu exemplar custou, nos finais dos anos 80, Esc. 3.800$00 (cca. euros 19,00). Em Junho de 1999, num leilão de José Manuel Rodrigues (Livraria Antiquária do Calhariz), uma edição de 1749 (lote 317) foi vendida por Esc. 8.500$00. A Livraria Olissipo, no seu catálogo nº5 (lote 1259) anunciava a venda de um exemplar, igual ao meu, por Esc. 10.000$oo (cca. 50,00).

8 comentários:

  1. Olá, estou tentando encontrar uma cópia do Lunário Perpetuo para uma pesquisa que estou desenvolvendo e que cita o referido livro. Me passa teus contatos, para que eu possa tirar algumas dúvidas, se não for incômodo. Desde já agradeço.

    Carlos Nealdo
    cnealdo@gmail.com
    www.tapadehumor.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. O melhor será contactar o site da Biblioteca Nacional de Portugal onde provavelmente encontrará elementos bastantes.

    ResponderEliminar
  3. Oi,vc poderia me vender uma copia escaneada deste lunário
    eu ficaria muito grato.

    meu e-mail: nedsonete@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. por acaso tenho um exemplar a alguns anos, saberao me informar onde poderei mandar avalia-lo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor será dirigir-se a um Alfarrabista de confiança, e perguntar-lhe.

      Eliminar
  5. Boa noite também tenho um, um bocado em mau estado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como, se calhar por timidez, não declina o seu nome, só lhe posso desejar mais confiança e felicidades.

      Eliminar