O livro em apreço, "O Non Plus Ultra do Lunario, e Pronostico Perpetuo..." de Jeronymo Cortez, não sendo muito raro, também não é frequente aparecer à venda. Impresso em Lisboa, na "Officina de Domingos Gonsalves", em 1757, é uma espécie de sofisticado antepassado de "O Borda de Água" e d'"O Seringador", com conselhos sobre agricultura, astrologia, medicina empírica e natural, e história. Foi traduzido para português por António da Silva de Brito.
O meu exemplar custou, nos finais dos anos 80, Esc. 3.800$00 (cca. euros 19,00). Em Junho de 1999, num leilão de José Manuel Rodrigues (Livraria Antiquária do Calhariz), uma edição de 1749 (lote 317) foi vendida por Esc. 8.500$00. A Livraria Olissipo, no seu catálogo nº5 (lote 1259) anunciava a venda de um exemplar, igual ao meu, por Esc. 10.000$oo (cca. 50,00).
Não conhecia.
ResponderEliminarOlá, estou tentando encontrar uma cópia do Lunário Perpetuo para uma pesquisa que estou desenvolvendo e que cita o referido livro. Me passa teus contatos, para que eu possa tirar algumas dúvidas, se não for incômodo. Desde já agradeço.
ResponderEliminarCarlos Nealdo
cnealdo@gmail.com
www.tapadehumor.blogspot.com
O melhor será contactar o site da Biblioteca Nacional de Portugal onde provavelmente encontrará elementos bastantes.
ResponderEliminarOi,vc poderia me vender uma copia escaneada deste lunário
ResponderEliminareu ficaria muito grato.
meu e-mail: nedsonete@hotmail.com
por acaso tenho um exemplar a alguns anos, saberao me informar onde poderei mandar avalia-lo?
ResponderEliminarO melhor será dirigir-se a um Alfarrabista de confiança, e perguntar-lhe.
EliminarBoa noite também tenho um, um bocado em mau estado.
ResponderEliminarComo, se calhar por timidez, não declina o seu nome, só lhe posso desejar mais confiança e felicidades.
Eliminar