quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bibliofilia 19 : O Viajante Universal



A história conta-se em algumas palavras. Eu costumava frequentar, em Agosto, uma sombria livraria da Póvoa de Varzim, creio que na Rua Tenente Valadim, paralela à Rua da Junqueira. O dono, e único atendedor, não era lá muito simpático. Mas era, também, poeta amador, daqueles que juntam versos, em quadras. Tinha publicado, em edição de autor, vários livros de poesia e, de cada vez que eu lá ia, aproveitava para me tentar vender algum. Só lhe comprei um, que dava pelo saboroso título de "Escrínio dos cem beijinhos". O livreiro era viúvo e tinha, na sua loja, imensas primeiras edições já esgotadas, em Lisboa: Sophia, Cinatti, Tomás Kim... Comprei lá vários desses livros que ainda têm o carimbo "Livraria Académica". Eu cobiçava-lhe também uns cartapácios que ele tinha arrumados na última prateleira, alta, junto ao tecto - que não, eram da sua biblioteca, dizia ele.
No Verão de 1970 ou 1971, fui lá com um familiar, e achei o homem diferente: menos antipático, mais amável. Disse-me, depois, que já podia vender os livros que eu cobiçara, anos a fio. Tinha tido dois enfartes e ia viver para o Porto, com o filho e, por isso, ia fechar a loja. Comprei bastantes coisas - dentro do que me permitia o orçamento da altura. Entre elas, 42 volumes de " O Viajante Universal" do Senhor De Laporte (a obra, "rollandiana", terá 51 ou 52 tomos), a Esc. 2$50, cada um. Regressei a Esposende, na companhia do Tó, com uma abada de livros. Para lá do poeta amador da Póvoa de Varzim, os livros pertenceram, antes de mim, a Thomaz António da Silva Gama, de Sta. Comba Dão, e, também, a Jozé Paulo (Ferreira?), da mesma localidade. Hoje, estão comigo. Até quando?
Não é frequente "O Viajante Universal" aparecer à venda. E, quando isso acontece, só tomos dispersos. Em 40 anos, só consegui adquirir mais um, na antiga Livraria Histórica e Ultramarina, do saudoso Aquário, Senhor Almarjão. Em Maio de 1998, num leilão do Correio Velho, havia o tomo XVIII para vender, mas esse já eu o tinha...

5 comentários:

  1. Obrigado.
    Em relação ao diálogo anterior, aquela intervenção de "sacristia" cortou-me o pio...mas talvez o venha a reatar, em breve, sobre o Camus.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho os tomo IX e X de 1800.
    Se não os tiver contacte-me para pcgferreira@sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,
    Para conseguir completar a obra, que julgo constar de 51 tomos, faltam-me os números 9, 47 e 51.
    Por outro lado, tenho repetidos os 10 e 11 bem como o 1 mas sem parte do frontispício.
    Muito agradecia as eventuais possibilidade e disponibilidade para me vender os volumes em falta eventualmente recebendo também aqueles que tenho em duplicado.
    Ficando a aguardar a melhor resposta apresento os meus melhores cumprimentos.
    Helder Macedo-Sampaio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.
      De momento faltam-me apenas os volumes 12, 19, 20, 29, 33, 39, 44 e 50, porque consegui arranjar o 9 e o 11. Mas não tenho nenhum repetido, que possa trocar.
      Lamento, por isso, não poder aceder à sua sugestão.
      Saudações cordiais,
      APS

      Eliminar