terça-feira, 22 de junho de 2010

Do Cancioneiro Geral (III) : Ruy Moniz


Cantigua de rruy moniz a huma mulher que elle ja conheceo, & mandoulhe huma muyto maa rreposta


Dama do gentil despacho,
que pouco dais por ninguém,
eu sei que vós sabeis bem
se são fêmea ou será macho.

Eu vos não aborrecia,
eu sei bem que vos coçava,
e que quando me aprazia
em osso vos cavalgava.
Pois sequer haveis empacho
vós mulher de pouco bem
de quem vos, em Santarém,
cavalgou sem barbicacho.

Nota: procedi a algumas adaptações ortográficas, no poema.

5 comentários:

  1. Conheço muito mal o Cancioneiro geral. Está na hora de fazer uma revisão à matéria dada. Ou lida.

    ResponderEliminar
  2. "Esgaravatando" um pouco encontram-se coisas bem interessantes...

    ResponderEliminar
  3. Acho que consigo perceber o sentido mas vou ter de procurar o significado de «empacho» e «barbicacho» para um entendimento perfeito...
    Mauzinho, este trovador, mas muito bom... :-)

    ResponderEliminar
  4. Este Moniz devia ser um grande maroto, talvez até mais malandro do que aquele que foi da TVI...

    ResponderEliminar