segunda-feira, 28 de junho de 2010

D. Francisco de Portugal : Amor e amizade


Na sua "Arte de Galantaria" impressa postumamente, em 1670, D. Francisco de Portugal (1585-1632) escreveu, sobre o amor e a amizade, o seguinte:
"Em todas as idades e em todas as nações se pleitearam cuidados, e houve mestres de amor; a galantaria, porém, nasceu com botas e com capa de baeta. Os estilos são mais veneráveis por serem mais antigos. O tempo encheu de artifícios o que eram inocências: alquimista do que não importa, desluziu o são como aparente.
Digamos porque não se chama ao amor amizade. Entre as duas coisas há esta diferença: o amor é uma paixão que tem mais de desejo que de prazer; e a amizade é uma afeição reverente, ou um amor envergonhado, que tem mais prazer que de desejo. O amigo pretende para o que sempre ama, e o amante para o que pode deixar de amar. Um cuida de si, outro descuida-se de si. Este nome amizade significa tudo comum entre iguais, coisa que se não tolera entre galã e Dama. ..."

4 comentários:

  1. Nunca li a "Arte de galantaria", mas pela amostra...
    E também gostei da ilustração.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado,MR, e uma muito boa noite!

    ResponderEliminar
  3. Sobre este tema conheço apenas o livro de Stendhal mas, curiosamente, as opiniões do D. Francisco de Portugal parecem-me menos «datadas», mais modernas. Concordo com MR, a amostra promete e a ilustração é muito bela...

    ResponderEliminar
  4. O "Do amor" de Stendhal desiludiu-me um pouco, muito embora fosse uma tradução brasileira, não de primeira água...Esta "Arte de Galantaria" lê-se muito bem, até porque é intercalada de histórias pitorescas.

    ResponderEliminar