quarta-feira, 9 de junho de 2010

Leituras Antigas III : "Coração" e "Falam os Animais"




A leitura destes dois livros está separada, no tempo, por cerca de 4 anos. O volume "Falam os Animais" (da colecção Milflores), escrito por Salomé de Almeida (1893- ?), está ainda com marca de posse, em meu nome, manuscrita por minha Mãe - ainda eu não sabia ler. "Coração" de Edmundo de Amicis (1846-1908), traduzido por V. de Magalhães, li-o por volta dos dez anos de idade: e gostei muito. Para ser justo, deveria juntar-lhes, talvez, "A Pátria Portuguesa" de Júlio Dantas (1876-1962) que representa, para mim, a mesma memória agradável de leitura. Embora Júlio Dantas seja mais apologético do que Edmundo de Amicis.
Quer "Falam os Animais", quer "Coração" foram editados pela Empresa Literária Universal (15, Rua da Hera, 17 - Lisboa). Creio que datam de finais dos anos 30. E, curiosamente, utilizam, nas capas, as flores como motivo de fundo.


P.S.: Para MR, que primeiro falou de "Coração", no Prosimetron.


2 comentários:

  1. Tenho também um exemplar de "Falam os Animais", com dedicatória da autora que foi minha professora da 2ª classe. Lembro-me que gostei muito do livro e li-o várias vezes. Guardo-o religiosamente!
    MB (2012-02-09)

    ResponderEliminar
  2. E faz bem, Manuela. Pelas histórias que deixou, Salomé de Almeida deveria ser uma mulher sensível e uma boa pedagoga.

    ResponderEliminar