sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mercearias Finas 9A : Trufas, caviar e hambúrgueres


Estava eu, por interposta pessoa (Julio Camba), a falar de trufas no Arpose, e não é que me cai no "prato" um hambúrguer ?!... Valha-nos deus, que isto já é notícia no "Público", de hoje. Qualquer dia, temos meia página de jornal, com fotografia e tudo, a noticiar que Cavaco Silva e o rei Juan Carlos comeram um cozido à portuguesa, ou uma caldeirada à fragateiro, nas Docas. Mesmo assim, prefiro estes pratos, retintamente nacionais, a um hambúrguer macdonaldiano gorduroso. Hambúguer que, por sinal, tem ascendência germânica: é o "Deutsches Beefsteak" (de Hamburgo) que os GI's levaram para a América depois da II G. Guerra. Engorduraram-no, tornaram-no mais rentável, e chamaram-lhe seu. Bom proveito!
Porque isto, em matéria de comida prefiro, de longe, a gastronomia europeia (viva o caviar!) à americana. E, no tocante a notícias, opto pelas que têm justificação e sentido, sendo substantivas.
Ou substanciais...

2 comentários:

  1. Estava eu a começar a ler este post e quando chegou à parte do «cozido à portuguesa, ou uma caldeirada à fragateiro», pensei: «Mal por mal, antes estes pratos.» E afinal...
    Gosto imenso de hambúrgueres que, em miúda, costumava comer na escola. E continuo a gostar, mas não dos macdonaldianos e afins.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, há hambúrgueres...e hambúrgueres.

    ResponderEliminar