terça-feira, 22 de junho de 2010

Leituras Antigas V : Biblioteca dos Rapazes


Esta colecção ("Biblioteca dos Rapazes") tem já a chancela de qualidade da Portugália e começou a ser editada no início dos anos 50. Havia também a "Biblioteca das Raparigas", para as meninas. "O Cavalo Preto" foi traduzido por Edith Pinto, "Moby Dick" por Alsácia Fontes Machado, provavelmente um pseudónimo, dado que nem todos traduziriam Melville...
Desta colecção "Biblioteca dos Rapazes" tenho apenas 5 livros. Dá-se conta da lista dos primeiros volumes:
I . A Flecha Negra, por Stevenson.
II . Aventuras de um Rapaz nas Florestas do Amazonas, por Ballantyne.
III . A Ilha de Coral, por Ballantyne.
IV . O Cavalo Preto, por Anna Sewell.
V . O Pirata, por Frederick Marryat.
VI . O Rapto, por Stevenson.
VII . Pedro, Pescador de Baleias (2 volumes), por Kingston.
VIII . Aventuras de Tom Sawyer, por Mark Twain...

6 comentários:

  1. O irmão de uma amiga (que também era, e é, amigo) era o meu fornecedor da Biblioteca dos Rapazes. Não me lembro de ter lido A Ilha do Coral. Alsácia Fontes Machado traduzia imensos livros. E acho que também escreveu ou adaptou para a colecção Manecas. Hei-de ver...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, MR, pela ajuda que é sempre bem vinda.

    ResponderEliminar
  3. A Alsácia Fontes Machado, segundo a Porbase, nasceu em 1913, e as suas traduções e adaptações estão sempre ligadas à Portugália. Foi tradutora da Brigitte da Berthe Bernage.
    Pertence à geração das Alsácias, Lorenas, etc.

    ResponderEliminar
  4. Os nomes definem épocas, realmente, MR. E no passado mais recente detectam a entrada das telenovelas brasileiras.
    Já lá dizia o António Variações:
    "Maria Albertina,/ porque foste nessa/ de chamar Vanessa/ à tua menina..."
    Obrigado,MR.
    E, se calhar, não me vou ficar por aqui...

    ResponderEliminar
  5. Boa noite, tenho 2 títulos que não têm na sua lista,e 1 que já têm. São da Portugália Editora e estão em estado muito, muito razoável para a idade que têm. Está interessado neles? Se sim por favor contacte para aan06625@portugalmail.pt
    Obrigado,
    Alexandre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a sua atenção mas, de momento, não estou interessado.
      Os melhores cumprimentos,
      APS

      Eliminar