sábado, 12 de junho de 2010

A democrática sardinha



O bacalhau e a sardinha são, de há muito, os peixes mais bem amados dos portugueses. O primeiro a partir do séc. XIV, a segunda é, provavelmente, mais antiga nos nossos hábitos alimentares. Como farei, hoje, pela terceira vez este ano, um almoço "assardinhado" (euros 3,90/kg., porque eram de Peniche; as de Sines ficavam-se pelos 2,50, mas eram menos gordas e frescas), aqui vai um excerto do séc. XVIII ("Tableaux de Lisbonne", de autor anónimo, 1796) sobre a dita:
"...Ali se fritam e assam sardinhas: a multidão espera que estejam prontas para cada um tomar a sua parte. É o que se chama lojas frigideiras. São lojas ambulantes que se encontram em toda a Lisboa, nas ruas, nas praças, nos portais, principalmente nas tabernas. (...) Estas lojas são muito cómodas e um grande recurso para o povo que aí encontra o seu almoço, o seu jantar e a bom preço! Cada um leva o pão, compra cinco ou seis sardinhas fritas ou grelhadas, que lhe custa mais ou menos um soldo ou dezoito dinheiros; come-se no próprio sítio, e o seu jantar está feito. Se pode alguma coisa mais, compra um copo de vinho na mesma taberna e fica contente..."
(in "Da Mão à Boca", de Roby Amorim, Lisboa, 1987).

P. S. : para o António.

6 comentários:

  1. Esta noite são obrigatórias,de preferência em cima de uma fatia de broa.

    ResponderEliminar
  2. A broa é, como diz meu caro Luís Barata,imprescindível!E, no acompanhamento, para mim, um "Casal Garcia" - cedo, aqui, à rústica e boa simplicidade - ainda é o melhor.
    Abri um E.(ugénio) de A.(lmeida), branco,mas não foi o casamento perfeito... Mas não tinha o meu verde preferido( para este caso)na garrafeira.
    Viva a Sardinha!

    ResponderEliminar
  3. Viva a sardinha! e o bacalhau também :-)

    ResponderEliminar
  4. Eu também sou adepta de sardinha e de bacalhau. E gostei do excerto dos Tableaux de Lisbonne.

    ResponderEliminar
  5. Eram uma espécie de "roulottes" à antiga...as lojas ambulantes.

    ResponderEliminar