sábado, 28 de março de 2015

Retro (67)


Mais um folheto publicitário do ex-SNI, desta vez destinado a publicitar, turisticamente, a bonita cidade de Lagos, uma das poucas urbes algarvias de que guardo gratas recordações.
No entanto, a sua bela e grande baía, nos finais do século XVI, foi ponto de partida para duas tragédias ibéricas. Em 1578, de lá partiu com barcos portugueses, D. Sebastião com destino à morte, em Alcácer Quibir. Dez anos mais tarde (1588), lá estadiou a Invencível Armada, vinda de Cádiz, antes de se dirigir rumo à Inglaterra. Uma forte tempestade, haveria de destruí-la, antes de conseguir o seu objectivo bélico.
Infaustos acontecimentos que hoje não ensombram, senão de memória, a sua beleza.

4 comentários:

  1. Não sou muito 'algarvia' mas gosto muito de Lagos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idem. Tirando Lagos, Vila Real de Sto. António e, um pouco, Silves, ...passo!
      Um bom fim-de-semana!

      Eliminar
  2. Desde os meus 20 anos mais ou menos e durante outros tantos, costumava passar férias no Algarve. Gostava, principalmente pelo mar calmo e água quentinha, que aproveitava ao máximo, os dias que lá estava. Agora já lá não vou há mais de dez anos e já não me seduz nada.

    Tenho este folheto e o de Portimão, afinal, e outros do Algarve (hoje fui ver ). Só por curiosidade, os meus são pretos, o único que tem esta cor acastanhada é o de Castelo Branco, que não tem a mesma proveniência. Foi-me oferecido há pouco tempo.

    Boa tarde, desejo-lhe um bom sábado:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A água morna, no mar, é sempre mais agradável, embora eu tenha sido habituado às águas frias do Norte. Pelo Algarve, andei agostos de meados de 70 e meados de 80, porque só em 1975 é que fui lá, pela primeira vez - e dessa vez inicial, em serviço.
      Há, na verdade, 2 tons nestes folhetos.
      Bom resto de fim-de-semana!

      Eliminar