domingo, 23 de dezembro de 2012

Produtos Nacionais 9 : Calçada Portuguesa


Se a penca, pelo menos a Norte, as cenouras, o ovo cozido, a cebola e as batatas da Consoada de Natal,  serão, com certeza, nacionais, o bacalhau, o mais certo, é ter sido importado da Noruega e já não oriundo da Terra Nova e Gronelândia, onde os pescadores portugueses faziam, dantes, a sua faina todos os anos. Mas também é verdade que desprezámos, frequentemente, os artigos e a criação nacional, em benefício de produtos estrangeiros - nem sempre melhores. No plano material, mas também espiritual.
Raramente reparámos no chão que pisamos, muitas vezes de uma beleza surpreendente, a Calçada Portuguesa, essa criação retintamente nacional que, pela sua qualidade artística e motivos muito variados, alastrou ao mundo lusófono: a América, a África e a Ásia têm hoje calçada portuguesa em ruas e praças. Em basalto ou calcário, normalmente a preto e branco,começou a ser usada a partir do séc. XIX, em Portugal. E dá um aspecto encantador, quando não monumental, a muitos dos nossos largos e avenidas.

P. S.: não posso deixar de referir Margarida Elias que, no seu Memórias e Imagens, indirectamente, me deu a ideia, através de um poste, deste tema para esta rubrica.

9 comentários:

  1. O que achei surpreendente - nunca tinha reparado porque cá de baixo não se vê -, é o caracol da calçada no Chiado. Parece-me um caracol, não cículos concêntricos. Maravilhoso!

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as suas palavras, e o mérito é de quem tirou a fotografia (que eu roubei).

    ResponderEliminar
  3. Também nunca tinha reparado naquela calçada do Chiado. Ando sobretudo fascinada com a da Praça do Rossio porque cria uma ilusão de óptica interessante.

    ResponderEliminar
  4. Pena é, às vezes, não termos a perpectiva aérea, ou à distância, para apreciarmos devidamente a sua beleza.

    ResponderEliminar
  5. A do Rossio, era o nosso Mar!
    Assim ficou conhecida no século XIX.

    ResponderEliminar
  6. São maravilhosas, não é? Fotografei as calçadas de copacabana antes que um prefeito maluco as destruisse. para passar o cabo de TV, arrancaram os desenhos! Como diz a canção de infancia, carneirinho carneirão, olhai pro céu olhai pro chão! tenho uma amiga que fez uma tese sobre as calçadas de pedra portuguesa. Eu fotografei o bairro de copacabana e a rua Av.Rio Branco.

    ResponderEliminar
  7. Lindíssimas, Angela, e nem sempre damos por elas, e é pena. Sabia que o Brasil também as tem, bem bonitas, de fotografias que vi. Um Feliz 2013, para si, cordialmente!

    ResponderEliminar