sábado, 21 de janeiro de 2012

Incursões Culinárias 9

As voltas que os livros dão ...


Do post de MR sobre as frigideiras de Braga e, nomeadamente, a gentileza de colocar, em comentário, a receita de Maria Odete Valente, saltei para uma colecção de livros de receitas. De Maria Odete Valente tenho os tomos 1,2 e 4 da Cozinha Regional Portuguesa, com introdução de Luís de Sttau Monteiro, na edição do Círculo de Leitores, 1987.
No entanto, sobre os três volumes referidos, queria contar uma história sobre as voltas que os livros dão.
Recebi-os, como presente de Natal, há uns anos, em Colónia. A minha amiga RJ, coleccionadora de livros de cozinha e assídua frequentadora de variadíssimas feiras da ladra, encontrou, numa das suas incursões, os livros de Maria Odete Valente. Como também é seu costume, vai guardando, ao longo do ano e num minúsculo mas organizadíssimo escritório na cave, os objectos comprados, nessas feiras, e que ela julga irem ao encontro dos desejos de seus amigos.
Assim, no dito escritório, vão-se acumulando presentes de Natal, de Janeiro a Dezembro. Escusado será de dizer que é expressamente proibida a entrada "a estranhos" nessa gruta de Ali-Babá.
E foi assim que os três volumes de Maria Odete Valente deram uma volta completa pela Europa. Tendo, certamente, partido de Portugal, pousaram e serviram, durante algum tempo, algures na Renânia (?) até regressarem, de novo, à pátria. 
Belo passeio e feliz re-encontro.

Post de HMJ
Para MR

1 comentário:

  1. Também tenho os quatro volumes desta edição e uso-os frequentemente. não sei se a receita das frigideiras vem nesta edição. Retirei-a de um outro livro de M.O.C.V., em que as receitas se encontram organizadas pelas regiões do país.

    ResponderEliminar