segunda-feira, 14 de junho de 2010

Mulheres em Goa no séc. XVIII



Já aqui se referiram (A Carta da Índia, de Luís de Camões - 28/4/2010) as mulheres de Goa, no séc. XVI. Desta vez, passaremos aos finais do séc. XVIII e às observações turísticas do Senhor De Laporte no seu "Viajante Universal...(tomo V), que nos diz o seguinte:
"...As mulheres desta cidade amam especialmente os Europeus; e como as vigiam cuidadosamente, empregam toda a casta de estratagemas para manifestar a paixão que lhes têm. Dizem que empregam o sumo de uma erva chamada "troa" para adormecer seus maridos, quando querem gozar livremente de seus amores, e também se servem dela os homens para corromper as mulheres, quando estas não cedem às suas instâncias.
Em Goa não se veem as mulheres Portuguesas, nem mestiças pelas ruas: quando saem, ou seja para ir à Igreja, ou para as suas visitas, vão em palanquins cobertos, e acompanham-nas tantos escravos, que não é possível falar-lhes. Quando se apresentam em público, vão magnificamente adornadas, e carregadas de muitas pérolas, e pedrarias; porém nas suas casas andam com a cabeça nua, e os pés descalços, sem mais vestido, que uma anágua curta, e uma saia de pano pintado. São tão ciosos os maridos, que não lhes permitem falar com homem algum, ainda que seja parente. A contínua ociosidade em que vivem as mulheres de Goa, incita-as a buscar algum divertimento por via de algum namorico particular: se bem que há muitas honestíssimas, que resistem a todas as persuasões dos seus amantes. Sua ocupação regular é estar constantemente mascando o bétele, que , como já vos disse, lhes enegrece os dentes, e gengivas. ..."

2 comentários:

  1. Vou tentar ter em atenção essa bebida.

    ResponderEliminar
  2. É preciso cuidado com bebidas dadas por mãos alheias. Está nos policiais. :)
    Texto giríssimo.

    ResponderEliminar