domingo, 12 de maio de 2019

Um CD por mês (1)


Foi através da audição deste CD, da Chandos, que eu comecei a apreciar a obra de Franz Liszt (1811-1886) e vim a considerá-lo como um dos meus compositores preferidos. O intérprete é o pianista franco-canadiano Louis Lortie, nascido no Quebec a 27 de Abril de 1959, cujo repertório abarca, para além do compositor húngaro, obras de Chopin, Mozart e Beethoven, maioritariamente. O CD comprei-o na Livraria Bucholz, em 1992, tendo sido editado no ano anterior, pela Chandos Records Ltd.
As composições deste CD incluem apenas o 2º Ano dos Années de Pèlerinage (Itália), de Liszt. Inspiradas em viagens que ele fez, na companhia da sua amante, a condessa Marie d'Agoult (1805-1876), escritora de origem francesa. Transposições culturais de impressões provocadas por um quadro de Rafael (Sposalizio), de Milão, uma escultura de Miguel Ângelo (Il Penserozo) e leituras de Petrarca, Salvator Rosa e de Dante, que Liszt foi fazendo, durante a sua viagem por terras de Itália.


4 comentários:

  1. É interessante saber como surgiram determinadas árias de música clássica. Itália e boa companhia deve bastar para quem é músico e compõe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Itália e Grécia sempre foram inspiradas e inspiradoras.

      Eliminar
  2. Para início da novidade "Um CD por mês" está muito bem. Já fui
    ouvir uns minutos do pianista, e da excelente música de Liszt
    do CD em questão. Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei por bem dar um uso útil e partilhado, embora seleccionado, à minha colecção de CD's..:-)
      Lortie é, para mim, um dos bons intépretes de Liszt, ainda vivo. À mesma altura de Brendel que, pela idade, já não pratica, e Bolet, já falecido. Neste particular, não sou grande fã de Arrau. E o australiano Leslie Howard, que julgo ter gravado toda a obra pianística de Liszt, é para esquecer...
      Uma boa noite.

      Eliminar