terça-feira, 5 de julho de 2016

Há 46 anos...


Se eu disser que, em Braga, há 46 anos, amanheceu com céu limpo e foi um dia de calor, estou a falar verdade e com rigor. O passado, na nossa memória, regula-se e baliza-se por acontecimentos marcantes da nossa vida. Se me lembro que em 5/7/1970 esteve calor, isso é apenas um aspecto secundário de uma data importante, na minha vida. Que desencadeia um antes e um depois.
Acabei de ler, recentemente, o livro em imagem, na tradução portuguesa da Bertrand que me parece fraca e desleixada (houve, pelo menos 3 frases de que não percebi o sentido, a tradutora usou "repetidor" em vez de repetente, etc....), e cuja revisão foi descuidada, porque o livro apresenta inúmeras gralhas. Mesmo assim estas Memórias resistem, pela qualidade intrínseca do texto de Simone de Beauvoir (1908-1986).
O que me surpreendeu mais, no entanto, foi a minúcia com que S. de B. reconstruiu os tempos de infância e adolescência, numa altura em que já tinha 50 anos. Tudo me leva a crer que houve uma efabulação da realidade, consciente ou não. E que a ficção acabou por preencher os hiatos da memória, nesta autobiografia pormenorizada.  Como, muitas vezes, também a nós acontece...

11 comentários:

  1. A memória é um bem precioso. Gostava de me recordar
    de muitos bons momentos passados, mas não consigo.
    Isto a propósito da sua memória e das memórias de
    S. de B.
    Tenho o livro Morte Serena da Editorial Minotauro,
    traduzido por Luisa Dacosta. Ficou-me para sempre
    uma sensação de tristeza dado que nessa altura
    tinha perdido a minha mãe. Uma leitura difícil e
    dolorosa. Anos mais tarde comecei a ler L´année de
    la pensée magique de Joan Didion. Tema associado
    a outra perda na minha vida. Ainda não consegui
    acabar de o ler. Há quem escreva tão bem, que nos
    faz doer intensamente. Se é bom ou mau não sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inteiramente de acordo quanto ao valor incalculável da memória, no seu estado puro.
      Mas há também mnemónicas importantes. Os livros e as músicas ajudam a situar os anos, pelo menos para mim. Ferré, por exemplo, em 1975; ou R. Barthes, em 1983/84. A partir daí vão irradiando outros factos...

      Eliminar
  2. Concordo: a memória é um bem precioso. Assustam-me as doenças que a fazem perder.

    Comprou agora esse livro, da Simone de Beauvoir?...Ando atrás dele há imenso tempo, mas ainda não consegui arranjá-lo. Sei que reeditaram vários livros dela, mas esse ainda não me tinha apercebido.

    Boa noite:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei o livro no ano passado, mas só agora o li. A minha leitura das obras autobiográficas de S. de B. tem sido um pouco anárquica. Comecei por "A força da idade", que li em 1986. No ano passado li "O Balanço Final" e agora este último que começa na infância e acaba no encontro com Sartre. Pelo meio (talvez há 4 ou 5 anos) li o ensaio "La Veillesse"(?) que foi uma decepção em relação às expectativas.
      Se o voltar a ver por cá, usado, reservo-lho..:-)
      Boa noite!

      Eliminar
  3. Comprou-o em segunda mão?...
    Não sei se diga que sim ou que não...não quero dar-lhe trabalho...mas que ficava contente se ele por aí aparecesse, ficava...pronto! Ficamos assim: agradeço-lhe que se o vir por aí, mo reserve e eu depois entro em contacto com o alfarrabista que o vende. Bem haja:)

    Boa noite:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirando o que comprei em 1986, novo, os outros 3 livros foram comprados usados.
      Não há trabalho "suplementar", que eu vou com alguma frequência a alfarrabistas..:-)
      Em o vendo, esteja descansada.
      Bom dia!

      Eliminar
  4. Gosto dos livros de memórias ou autobiográficos de S. de B.
    Há pessoas que têm memórias fantásticas. Ou talvez ela tenha recorrido a agendas ou diários.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, há referências no livro a Diários infanto-juvenis, mas a meticulosidade das recordações surpreendeu-me...
      Bom dia!

      Eliminar
  5. Já agora: Isabel, se eu encontrar o livro aviso. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, MR:))

      Estava a pensar que tinha sido reeditado, porque sei que alguns dela, nomeadamente os dois volumes de "O segundo sexo", foram reeditados. Mas afinal não foi.

      Boa noite:)

      Eliminar