segunda-feira, 25 de julho de 2016

Reciprocidades


Reconheço um poeta verdadeiro, no modo como ele se me repercute, depois da sua leitura. Recíproco, como uma mola suave. Induzindo uma intenção secreta, por uma frase, um verso, uma palavra. Que ganham, no entanto, uma outra direcção, outro sentido. O curso projectado de um diferente conjunto de versos.
Pode até acontecer que o poema lido, inicial, não seja do meu agrado mas, provocador, ele desencadeia uma reacção de movimento ou ritmo, um dizer novo que vem do interior, e que foi tocado pela graça, em mim. Numa resposta mais ou menos clara. Ou até mesmo críptica.
Porque essa corrente de linguagem subterrânea é uma espécie de trilho de cogumelos pronto a emergir em direcção à luz. Numa vocação irresistível.

8 comentários:

  1. O meu entender da poesia é muito simplista,
    ou consigo perceber (sentir), e gosto,ou não
    entendo e recuso. Mas tenho muitos poetas
    que me dão um enorme prazer e muitas vezes
    me ajudaram a ultrapassar fases da minha vida.
    Um pequeno exemplo de parte de um poema do
    livro "Do tempo ao coração" de D.M.Ferreira
    ...............
    Rola mais um trovão Chega-se a este ponto
    em que apetece um ombro e nos pedem um sabre
    Em que a rota do Sol é a roda do sono
    Chega-se a este ponto em que a gente não sabe

    Mais ou menos tentei, com pouca qualidade, em
    relação ao seu texto, dizer alguma coisa sobre
    a poesia.
    Boa tarde. E com menos calor seria o ideal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao calor, Maria Franco, estamos de acordo: houvesse, ao menos, uma aragem, que não há...
      Nem sempre o entendimento de um poema é total - a cada um a sua leitura, porque, muitas vezes, sentimo-nos apenas a tactear uma verdade obscura, mas que parece ter sentido, na nossa sensibilidade. Mas é sempre necessário que o "leque" do poema seja amplo para que toque a diversidade humana de cada um, mesmo que por diferentes perspectivas.
      Depois, há as poesias claras (David, Eugénio, Gedeão...), as intermédias (Nemésio, Ruy Belo, Gastão Cruz, por exemplo) e ainda as obscuras (René Char, Herberto Helder...). Cada uma com a sua riqueza, porém.
      Uma boa boa noite, com votos de mais fresca.

      Eliminar
  2. "Reconheço um poeta verdadeiro, no modo como ele se me repercute, depois da sua leitura. Recíproco, como uma mola suave."
    Isto é o que eu sinto quando o leio, APS.
    Bom dia! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por alguma razão temos os signos (natal e ascendente) ao contrário..:-) Isso deve ajudar.
      Muito obrigado, Sandra.
      Um bom dia, também!

      Eliminar
  3. Eu também. E não apenas na poesia. Mas principalmente.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O conhecimento do outro, e a amizade auxiliam sempre um melhor entendimento recíproco. Bem como a leitura habituada.
      Obrigado, MR.
      Bom dia!

      Eliminar