terça-feira, 19 de julho de 2016

Apontamento 82: Limpeza da Capital


Por acaso, gostei da simulação do arranjo da baixa lisboeta. Pode ter um aspecto muito asséptico e limpinho, mas sublinha a nobreza do espaço.

Prefiro o espaço ordenado àquele desleixo e pretenso “multiculturalismo” actual, ao que parece sem “lei, nem roque”. Cada um monta a barraca – até no Jardim de S. Pedro de Alcântara a tapar a vista para o Tejo – instala um altifalante e começa a berrar ou cirandar. Seguem os que levam o cãozinho e outros a mostrar as chagas para puxar para a miséria.

Senhores ! Até quando uma capital a puxar para o chinelo, com espectáculos chungas a fazer as delícias de turistas boçais ?
Como diria o outro: “Lisboa tem mais encanto ....”

Post de HMJ

4 comentários:

  1. Com esta quantidade de turistas e barulheira, qualquer dia Lisboa «tem mais encanto na hora da despedida».
    Há uns meses que não vou a SPA, um dos sítios de que mais gosto, de modo que não sei o que se passa por lá.
    Não suporto ver barracas montadas nos centros das cidades, a desfigurarem as praças, etc. Como sempre, a gente vai copiar estas porcarias lá fora.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Para MR:
    O que me revolta é que qualquer cidadão tem obrigação de respeitar o espaço público, pedindo licença ou pagando para colocar o carro. Depois, passa-se pela Baixa e parece que qualquer "bicho carreta" de "estranhas origens" ocupa o espaço e, como já me disserem relativamente aos arrumadores- outra espécie muito própria - o Polícia Municipal "nada viu de estranho" !!!

    ResponderEliminar
  3. A baixa de Lisboa tornou-se num sítio incaracterístico,
    no qual eu já não me sinto bem. Acima de tudo o que me
    desgosta é a sujidade, que por todo o lado se vê. A fotografia
    até me parece trabalhada em fotoshop.
    Lisboa, não tem mais encanto..., pelo menos na minha opinião.
    Boa tarde.

    ResponderEliminar
  4. Para Maria Franco,
    quando as cidades, tanto Lisboa como o Porto, se orientam pelo gosto boçal em vez de manter a característica própria, perdem os residentes e os turistas sérios - interessados no país de visita - se afastam.

    ResponderEliminar