terça-feira, 26 de abril de 2016

Pinacoteca Pessoal 111


Eu não saberia nada sobre o pintor norueguês Nikolai Astrup (1880-1928), não fora uma exposição na Dulwich Picture Gallery (Londres), de que o TLS dá notícia. Homem com grande atenção à Natureza e de saúde débil desde criança, faleceu com 47 anos de pneumonia, numa quinta (em Jolsten) que habitava com a mulher e numerosos filhos. Era filho de um Pastor protestante que ambicionava que Nikolai lhe seguisse as pisadas, mas o Pintor tinha outros sonhos, mais artísticos. Na França, onde também estudou, ficou entusiasmado com a obra de Douanier Rousseau.
Sendo considerado, na Noruega, como um dos grandes pintores nacionais, nos restantes países da Europa é pouco conhecido. É classificado, habitualmente, como neo-romântico, mas é também muito persistente, na sua obra, uma certa ideia de humanização da Natureza, de que a tela, representando uma árvore (imagem abaixo), é um significativo exemplo. O quadro pertence ao acervo da casa real norueguesa. O seu retrato, que encima este poste, foi executado em 1900, pelo pintor Henrik Lund (1875-1935).

4 comentários:

  1. Gosto imenso. Conheci a sua obra porque me levaram à casa dele em Jolsten, transformada em casa-museu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sortuda!..:-)
      Também eu gostaria de ver, até porque me parece ser uma obra muito singular.

      Eliminar
  2. Tenho de investigar, porque não conhecia. Bom dia!

    ResponderEliminar