segunda-feira, 28 de março de 2016

A par e passo 163


Uma vez que a palavra sonho se intrometeu neste discurso, eu direi de passagem que nos tempos modernos, e a partir do romantismo, se estabeleceu uma certa confusão, bastante explicável, entre a noção de sonho e a da poesia. Nem o sonho nem a fantasia (rêverie) são necessariamente poéticos; podem-no ser: mas as figuras formadas pelo acaso não são ocasionalmente figuras harmónicas.
Desde sempre a nossa lembrança dos sonhos nos ensina, por uma experiência comum e frequente, que a nossa consciência pode ser invadida, inteiramente saturada pela produção de uma existência, cujos seres e objectos parecem os mesmos que existem na vigília; mas o seu significado, as suas relações e os seus modos de variação e substituição são outros e apresentam-se, sem dúvida, como símbolos ou alegorias, nas flutuações imediatas da nossa sensibilidade geral, não controlada pela sensibilidade dos nossos sentidos especializados. É assim também que, de algum modo, o estado poético se instala, desenvolve, e enfim se desagrega em nós.
O que é dizer que este estado de poesia é perfeitamente irregular, involuntário, frágil, quer quando o obtemos, quer quando o perdemos por mero acidente. Mas este estado não basta para fazer um poeta, muito menos é suficiente ver um tesouro em sonhos para o vir a reencontrar, no despertar, deslumbrante junto da nossa cama.
Um poeta - e não fiquem chocados com o meu propósito - não tem por obrigação reflectir o estado poético: isso é um assunto privado. Ele tem por função criá-lo nos outros. Reconhece-se um poeta - ou pelo menos, cada um reconhece o seu - pelo simples facto de que ele transforma o leitor num inspirado.

Paul Valéry, in Variété V (pgs. 137/8).

8 comentários:

  1. A última frase é, realmente, inspiradora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para perfazer o raciocínio, eu também diria que o último parágrafo é uma verdade (assente) como punho. Indesmentível.

      Eliminar
  2. Tb concordo com a última frase.
    Em relação ao resto - o sonho e o devaneio (rêverie) -, Bachelard (que li muito há uns anitos) não pensava assim. Pelo menos foi assim que o li e entendi.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que o seu "devaneio" vai melhor que a minha "fantasia"..:-)
      Também li o Bachelard mas, infelizmente, varreu-se-me da memória.
      Bom dia!

      Eliminar
    2. Então não gostou. :)
      Quando li Bachelard pareceu-me que ele avaliava bem o que poderia ser o processo criativo de um poeta, o que é importante na construção da poesia. não sei se me expliquei bem.
      Bom dia!

      Eliminar
    3. Não foi o caso, porque o nome, na memória, não me é antipático, mas só me lembro dos títulos dos livros: Psicanálise do Fogo, da Água, do Ar ...(creio que eram estes). Não me ficou mais nada, infelizmente.
      Bom dia!

      Eliminar
  3. Tem também uns livros sobre o sonho e o devaneio. :)
    Bom dia!

    ResponderEliminar