quinta-feira, 31 de março de 2016

Desabafo (11)


Tenho visto, num propósito cívico de melhor me documentar para poder ter opinião, no Canal Parlamento, as audições sobre o caso Banif. Pareceu-me assistir a um remake do que foram os espectáculos do BPN, BES, embora com diferentes actores, sendo os diálogos semelhantes, com abundante utilização estrangeirada do economês. Num ponto, os testemunhos parecem coincidir: estava tudo bem nesses bancos, até à intervenção superior de... Ou seja, sempre a bondade da ficção virtual económico-financeira, a perturbar o happy-end do melodrama, na versão destes CEO's e gestores do argumento. Mal ou bem, pacientes ou algo irritados, os deputados lá vão fazendo o seu trabalho. E chegam a conclusões nos relatórios.
Entretanto, soberana e minudente, a montanha da Justiça à portuguesa ainda não pariu nenhum rato. E o caso BPN já quase começou há 10 anos... Não seria de pedir contas a estes juízinhos sonolentos e preguiçosos, ou complacentes? Estarão à espera que os actores morram para mandar arquivar os processos?

2 comentários:

  1. O caso BPN está à espera de prescrever. :(

    A história BANIF não sei porquê parece-me um pouco diferente, com uma grande pressão por parte do BCE para ser vendido aos espanhóis. E não há modo do BCE e do BP enviarem os papéis pedidos pelo Parlamento.

    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo isto é uma vergonha!
      E grande parte dos "actores" são uns desavergonhados.
      Um bom exemplo, o caso dos submarinos: na Alemanha houve pesadas condenações pelos subornos; por cá, os juízes branquearam todos os arguidos, numa infame complacência criminosa...

      Eliminar