sexta-feira, 18 de março de 2016

A letra escarlate


Pois foi, até me lembrei do norte-americano Nathaniel Hawthorne (1804-1864) e do seu romance The Scarlet Letter, publicado em 1850. Mas entretanto, que diabo!, já se passaram mais de 150 anos, muito embora, durante o nazismo, os judeus também fossem obrigados a usar um sinal ou ferrete muito semelhante. Os denunciantes ou informadores é que tiveram sempre protecção superior.
Mas este rapaz, que dá pelo nome castigado de Paulo Pena, jornalista do Público, escreveu assim, hoje, no jornal: "...As casulas foram desenhadas pelo arquitecto português, comunista, Álvaro Siza Vieira. ..." Como é que o rapazote sabe a filiação do nosso prémio Pritzker? Eu não sei. E, por outro lado, e pelo razoado, este jovem parece ter pouco mundo, dentro da sua iluminada cabecita. Será que é clérigo? Terá andado no Seminário? Porque a notícia me parece extremamente paroquial...

6 comentários:

  1. O rapaz podia ter enriquecido o texto com uma alusão à coincidência entre os ramos que simbolizam a paz e o apelido de um conhecido ditador português (não comunista).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o moço não chegaria a tanto, mas gabo o gosto do Pena para classificar e arrumar as pessoas.

      Eliminar
    2. (Esqueci-me de acrescentar) Mas a inépcia (vamos acreditar que é só isso, para fazer um brilharete intelectual) do rapaz não quer dizer que a filiação e o passado comunista de Siza não seja bem conhecido. Isso, e o facto de ser um comunista rendido aos encantos da sociedade de consumo capitalista, dos honorários principescos, dos estagiários escravos e das liberdades ocidentais. Até há poucos anos participou mesmo ativamente nas campanhas eleitorais da CDU e do PCP.

      Eliminar
    3. Penso que há uma diferençazinha entre ser "inscrito" e ser "compagnon de route". Para mim, comunista é ser filiado no PC - creio que Siza não o é.
      Admitiria que o moço Pena escrevesse "Siza, premiado pelo Pritzker" porque, de algum modo, se tratava de falar de uma obra artistica (as casulas), agora classificá-lo politicamente nesta notícia, parece-me um puro disparate.

      Eliminar
    4. O que ele devia quer dizer é que imagine-se que o social-democrata Marcelo oferece ao Papa umas casulas feitas por um comunista. Infelizmente é a mentalidade da maioria dos portugueses e também o jornalismo que temos. O que vale é que ninguém sabe quem é o Paulo Pena. Acho eu...

      Eliminar
    5. Eu, pelo menos, não sabia...
      Mas fui ver, deve ter acabado há pouco a juventude, mas não consegui perceber se era tonsurado.

      Eliminar