sexta-feira, 11 de setembro de 2015

De Chirico e de uma sua frase, algumas incidências


Das óbvias, iniciais empatias dos meus primeiros anos (Botticelli, Da Vinci, Fra Angelico...), na descoberta da Pintura, retenho o entusiasmo, no final da juventude, que me despertaram algumas obras de Giorgio Chirico (1888-1978). De tal maneira, que me levaram a copiar, de forma inábil e autodidáctica, alguns quadros do pintor de origem grega. Um dos quais aqui deixo em imagem, e que tem por título Enigma da Partida.
Do seu breve namoro com o Surrealismo, pouco se fala, até porque, aceite complacentemente por Breton, dessa Escola em breve foi excluído ao abandonar a França, por Itália, onde inicia, como pioneiro, aquela que ainda hoje se denomina por Pintura Metafísica. E que os surrealistas achavam excessivamente clássica. Data de 1919 o seu livro Da Arte Metafísica, manual teórico do seu ofício, de que me importa destacar um conceito. Assim:
"Cada objecto tem dois aspectos: o mais comum que é percebido pelos homens, em geral; e o outro, espectral e metafísico, que é apenas pressentido por alguns raros indivíduos, em momentos de clarividência e de abstracção metafísica."

8 comentários:

  1. É um pintor que cada vez mais me interessa. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom gosto! É muito rica e sugestiva, a sua obra..:-)
      Bom dia!

      Eliminar
  2. Eu gostei da sua cópia.
    Também tem pinturas suas, originais?

    Boa tarde:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Isabel.
      Nada de especial, alguns desenhos, umas aguarelas, tudo sem continuidade nem grande qualidade. Coisas para "de entre família", como dizia Fernando Pessoa..:-)
      Boa tarde!

      Eliminar
    2. Podia mostrar aqui uma ou outra de vez em quando...

      Boa noite:)

      Eliminar
    3. Embora raramente, já o fiz, quando a ilustração podia justificar as palavras. Aqui lhe dou conta cronológica dos postes em que isso aconteceu:
      12/10/2010 - poste "Safo",
      12/4/2011 - "Esboço para um retrato de família",
      3/6/2011 - "A simbologia dos lavabos", e
      20/12/2011 - poste "Canto".

      Um bom fim-de-semana!

      Eliminar
    4. Já fui ver e gostei. Gostei especialmente da do primeiro post e do segundo.
      Posso perguntar-lhe se teve alguma formação nesse sentido? Eu gostava de ter tido a possibilidade de estudar alguma coisa relacionada com desenho e pintura. Sempre gostei de desenhar, mas não tenho criatividade (o que também se pode aprender...) e não sei técnicas nenhumas.

      De caminho, vi muitos dos seus post sobre "Livrinhos", Alguns que já tinha visto e outros não! Tem muitos e muito bonitos:)

      Boa noite.
      Desejo-lhe um bom domingo:)

      Eliminar
    5. Também creio que o primeiro (Cabeça grega), a carvão, é o mais conseguido e aquele que eu mais gosto.
      Nunca aprendi, a não ser aquilo que se aprendia na escola e no liceu, mas desde cedo que sempre gostei de pintura e isso talvez desperte o sentido crítico e possa ajudar. Como na poesia, aliás.
      Quanto aos livrinhos, acho que já não tenho mais nenhum para mostrar, no Arpose..:-)
      Boa noite e votos, também, de um bom domingo!

      Eliminar