terça-feira, 29 de setembro de 2015

Fruta da época


A Norte, era em Novembro que os provava. Translúcidos ou densos no seu avermelhado tentador, mas alguns ainda travavam e deixavam sabor áspero na boca, durante minutos. Sempre gostei de diospiros, que ultimamente, para maior facilidade, como em chávena de chá e com colher, para melhor aproveitamento. Agora, pelo menos no Sul, chegam mais cedo. E, ontem, lá se foi o primeiro desta época. Bom.
Já só faltam as castanhas, mas, ao que me disseram, já andam a assá-las pela rua. Não perdem pela demora que, em as vendo eu, logo hei-de prová-las, também...

10 comentários:

  1. Gosto muito de fruta e cada vez como mais e castanhas assadas, então...sabem tão bem, quando chega o Outono.
    Bom dia! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano, praticamente, toda a fruta foi boa e muita, excepção aos figos, na quantidade - creio. Por isso, também espero que as castanhas estejam à maneira...
      Bom resto de semana!

      Eliminar
  2. Castanhas, adoro! Dióspiros, não. Mas já comprei e quem os comeu disse que eram ótimos. Um dos infantes gosta imenso de dióspiros,,,
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os diospiros (grafando como aprendi a nomeá-los, e teimo em continuar) é uma minha predileção antiga. Mas também gosto de castanhas: cozidas ou assadas.
      Boa tarde!

      Eliminar
  3. Os pêssegos. Este ano, a estrela foram os pêssegos. Os melhores da minha vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confirmo que eram óptimos, mas as cerejas não lhes ficaram atrás...

      Eliminar
  4. Já este ano em Coimbra comi muitos diospiros, na serra da estrela já há castanhas, já tenho as primeiras em casa, e curiosamente como na estrela as arvores frutificam mais tarde, sítios há em que os últimos figos coincidem com as primeiras castanhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diz, tudo depende do lugar, como as vindimas que ocorrem mais cedo, habitualmente, no Sul. Em tempo, os pêssegos já não se recomendam: começaram a "enfarinhar"...

      Eliminar
  5. Uma bela foto!!! Também os tenho aqui, mas este ano, não sei porquê, parecem miniaturas! Lindas e perfeitas miniaturas, por acaso!!!
    Tenha uma boa noite e usufrua bem deste magnífico mês outonal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não falei eu das uvas, que também andam bem boas...
      Infelizmente, não tenho diospireiros, mas, normalmente, temos uns amigos que nos oferecem.
      Vou tentando e, hoje, por Lisboa parecia um dia de Verão!
      Uma boa noite, também.

      Eliminar