quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Três Fernandos


Se por insistência mediática, e talvez por vontade alheia ao desígnio do Poeta, a obra de Herberto Helder é comprada e lida (?), poesia há que, sendo "difícil", julgo que terá restritos leitores. E mal se fala dela, também, por discretíssima. Estou a pensar na obra de Fernando Guimarães e na poesia de Fernando Echevarría, que, à falta de melhor definição, eu denominaria de intelectualizada. E que se materializam numa forma quase prosaica de abstracção pouco, ou nada, lírica.
Mas também me pergunto qual teria sido a recepção (autêntica) à obra de Fernando Pessoa, enquanto vivo. Entusiástica, não foi, com certeza.

4 comentários:

  1. Dizem que a primeira edição da Mensagem foi de 300 exemplares ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E "As Mãos e os Frutos" - que eu considero um dos melhores livros de Eugénio de Andrade -, embora tivesse tido uma tiragem um pouco superior, demorou 18 anos a esgotar-se...
      Bom dia!

      Eliminar
    2. E a Mensagem também, é Pessoa deve ter comprado quase um quarto da edição (se não mais) para oferecer, dada a quantidade de exemplares com dedicatórias aos amigos ( quase todas a homens... será que a Ofélia recebeu algum exemplar?)

      Eliminar
    3. Caso semelhante, aconteceu com o "Só", de Nobre: pequena tiragem, com a maior parte dos exemplares com dedicatória manuscrita.
      Se calhar, na altura, a Ofélia já não era o "ai-Jesus" do Fernando..:-)

      Eliminar