Há muito de natural que nasce, em nós, das decisões primeiras e matriciais. E, depois, continua, porque está certo e está de acordo com o nosso sentimento ou razão mais profundos.
A ordem cronológica (e de cima para baixo) sempre presidiu à minha arrumação dos livros. Pela quantidade, a certa altura, tive necessidade de criar espaços distintos para as várias temáticas: Literatura portuguesa (subdividida em prosa e poesia), História, Ensaio e Filosofia, Literaturas estrangeiras, Monografias, etc. Com os policiais, à parte, numa pequena estante que me vem da juventude.
E, hoje, lembrei-me destes factos por causa de uma citação inserida na crónica de António Guerreiro, na revista ípsilon. Regista ele: "...Nela (Biblioteca de Warburg), os livros estavam ordenados não pelas regras da biblioteconomia mas segundo o «princípio de boa vizinhança»..." Pois eu faço o mesmo, principalmente, com os autores portugueses: Sá de Miranda, na prateleira, está entre Bernardim Ribeiro e Diogo Bernardes; Herculano com Garrett, Alberto de Oliveira fica junto de António Nobre (foram grandes amigos), Herberto Helder na companhia de O'Neill e Cesariny. Até as minhas poucas coisas ficam ao lado dos livros do meu bom amigo António...
para MR, que bem compreenderá...
para MR, que bem compreenderá...
A minha arrumação tb era a cronológica e por temáticas, mas na última arrumação da literatura (que se encontra tb subdividida por género), arrumei-a toda por ordem alfabética. Assim como a minha estantezinha sobre Lisboa.
ResponderEliminarNo ano passado, quando fiz esta arrumação, coloquei junto dos autores os estudos sobre os autores, o que facilita a procura.
A História e a Filosofia continuam por ordem cronológica, mas a verdade é que, principalmente a última, têm sido pouco aumentadas. Graças aos deuses!...
Hei de ler o artigo de António Guerreiro.
Obrigada! Bom dia!
Há um amigo meu que também usa a ordem alfabética, na arrumação de livros, que também me parece bem, embora não seja a minha preferência.
EliminarBom resto de domingo!
E boa semana!
(Que eu vou estar "ausente" por uns dias: sem rede, quer da net, quer no telemóvel...)
Invejo quem consegue encontrar sempre o que pretende, por ter estantes arrumadas.
ResponderEliminarEu bem tento...
Bom fim-de-semana!
Quase sempre encontro...
EliminarComo não tenho rede, decerto, só "piarei" de novo em Junho.
Boa semana!