domingo, 18 de maio de 2014

Sardinhas, jacarandás e Alcochete


As sardinhas, apesar de ainda magras, estavam, as seis, plenas de mílharas, como os jacarandás, cheios de folhas, mas ainda sem flores que se vissem. Ao contrário dos da 24 de Julho, em Lisboa, já floridos, mas despidos de folhagem, talvez por causa da poluição automóvel da avenida, que com as obras, na Ribeira das Naus, ainda está pior de trânsito.
Ora, Alcochete (Al Caxete[árabe]= O Forno) tem aquele rara harmonia de algumas (muito poucas) terras ribeirinhas, em que as águas, o céu e as areias se casam, em aliança equilibrada, com os ventos que sopram, purificando o ar. Para aqui veio, em 1469, D. Beatriz, fugindo aos ares empestados de Lisboa. E aqui deu à luz o venturoso D. Manuel, no último dia do mês de Maio.
Para próximo daqui, Barroca de Alva, veio também Jácome Ratton, em 1767, não já por causa dos bons ares, mas para explorar umas salinas, e para melhor tratar desses negócios, que o Marquês apoiava. 
E eu que só queria falar das primeiras sardinhas que comi este ano... As palavras - dizem - são como as cerejas. E que boas que elas estão, neste ano da graça de 2014!...

17 comentários:

  1. Uma terra de que gosto muito, cheia de vida. :-)
    Passou pelos Doces da Vila (fica junto ao miradouro e perto da Igreja Matriz)?

    ResponderEliminar
  2. E aproveito para dizer, que passar a curva junto à Igreja da Nossa Senhora da Vida (na foto), ao pôr-do-sol, é muito bonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O domingo esteve maravilhoso e o rio lindo, quer visto da ponte Vasco da Gama, quer depois, à beira, pelo passeio marginal de Alcochete - vila de que gosto imenso. Não passei pelos Doces da Vila, porque viemos embora cedo. Mas tomei nota..:-)
      E comemos muito bem nos "Petiscos do António", e hei-de voltar...

      Eliminar
  3. Que maravilha a sua descrição! Não sei se já terei comido no restaurante que menciona, mas vou tomar nota.
    E, já agora, continuando pela Margem Sul, há dois locais que gosto muito também:um é a Quinta do Sr Fortuna (sala de chá e atelier de artesanato) em Palmela e o outro, em Brejos de Azeitão, a "Casa do Janeiro" (para quem gosta de marisco). Já há 7 anos que não os visito -espero que se mantenham abertos e com a qualidade que lhes conheci.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O restaurante onde fomos, pequeno e modesto mas honesto, tem boa cozinha e garrafeira, tudo a preços compatíveis. Ainda espreitamos a ementa do "Alfoz", mas pagavam-se lindamente da sua localização, quase sobre o Tejo, e era demais...
      Não conheço os dois locais que refere mas, às vezes, basta mudar a gerência, para tudo piorar. Foi o caso da Quinta das Torres, onde tinhamos ido várias vezes, e que se estragou por completo (HMJ fez, há pouco, um poste sobre o caso), ultimamente.
      Boa semana! (mesmo com os 20% da extrema-direita, que aí tem, por Almere...)

      Eliminar
  4. Este post tem muito que se lhe diga. Gostava de ir a Alcochete, até porque a Sandra (do Presépio) diz muito bem. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A margem sul outrabadista também tem os seus encantos, e Alcochete merece ser conhecido.
      Uma boa semana!

      Eliminar
  5. Tb gosto de Alcochete.
    Iniciei-me ontem nas sardinhas, ao almoço. Tive um convite inesperado. Não eram más para a época e dá para perceber que este ano as sardinhas vão ser boas.

    ResponderEliminar
  6. Nem me fale de extrema-direita. Vá lá que não ficaram no conselho de vereadores...
    Na Quinta das Torres, estive, uma vez, num casamento, há muitos anos e ao Alfoz, já não vou também há imenso tempo; mas, um restaurante que gostei muito e não esqueci foi o Alcachete, que também tem vista para o rio. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é para admirar...isto hoje oscila entre a cada vez maior indiferença da Juventude, e os extremos.
      Creio que passei pelo Alcachete.
      Boa tarde!

      Eliminar
  7. Não conheço Alcochete, mas esta belíssima foto recomenda a visita! E se há boa sardinha...
    Tenha uma ótima semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena lá ir e conhecer.
      E, em Junho, já as sardinhas estarão no ponto, com certeza...
      Retribuo os votos!

      Eliminar
  8. Ao Alfoz fui duas ou três vezes, há anos. Começámos por comer bem e da última vez foi muito mau. Salvou-se a vista. Nunca mais lá voltei, até porque está bastante caro.
    Mas há um de grelhados muito bom, numa rua sem vista para o mar. Não sei coo se chama.
    E tb fui duas ou três vezes a um com fados, perto da igreja, que tinha (tem?) um belo cozido à portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei os preços do "Alfoz" irrecomendáveis, por muito que a cozinha fosse boa...
      Mas há muitas opções boas, pela vila.

      Eliminar
  9. De vez em quando também faço uma investida em Alcochete. E vou variando de restaurante, normalmente muito recomendáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca saí defraudado, porque também vario de restaurantes.

      Eliminar