terça-feira, 16 de julho de 2019

Filatelia CXXXI


É imprevisível saber à partida ou aquando da emissão de um selo qual será o acolhimento posterior que ele virá a ter por parte dos coleccionadores. O apreço ou o interesse que despertará nos filatelistas.
Mas posso afirmar, com alguma segurança, que a estampilha detentora do número 43, no catálogo da Stanley Gibbons, e que foi produzida a partir de 1864, com a efígie da rainha Victoria, é das mais populares e coleccionadas pelos filatelistas avançados da Grã-Bretanha. Conhecem-se-lhe 154 cunhos emitidos, entre os números 71 e 225 (este último, sendo o mais raro e caro), com omissão dos algarismos  75, 77, 126 e 128, que surgiam em posição vertical em ambos os arabescos laterais ( o da imagem pertence ao cunho 208, como pode ver-se). Para além disso, o selo de 1 pence tinha nos quatro cantos, com fundo branco, 4 letras alfabéticas variáveis, de forma a evitar falsificações.


Duas cores predominaram (rose-red e lake-red), ao longo das várias emissões deste selo do Royal Mail. Se conjugarmos o número de cunhos com as cores e as letras alfabéticas, nos cantos, deparámo-nos com uma quantidade apreciável de variedades, para além dos erros de impressão, que eram frequentes nos primeiros selos de qualquer país e constituem variantes sempre muito procuradas e, normalmente, valiosas. Se, aos coleccionadores principiantes, bastará ter um selo usado ou novo, ao filatelista mais avançado interessará conseguir um exemplar de cada cunho emitido. Ou mesmo - proeza dificílima de atingir - obter um conjunto completo das letras, nos cantos.
A minha tentativa não ultrapassou a ambição de tentar ter um selo de cada cunho, usado. Consegui apenas 108 cunhos, faltando-me, por isso, 46. Encerro este poste filatélico com a imagem de uma folha (das mais completas) da minha colecção, no que diz respeito a este selo inglês (S. G. 43).


2 comentários:

  1. O meu pai comentava frequentemente que os erros valorizavam os selos. Eu tinha alguma dificuldade em aceitar. Em miúda achava que se estava mal, não prestava. Tive que crescer para perceber :-)
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como acabou por compreender, Paula, o preço resulta da raridade e escassez do número de selos com defeito. E também da idiossincrasia dos coleccionadores..:-)
      Bom resto de semana.

      Eliminar